O programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, já realizou o bloqueio de mais de 12 mil aparelhos. A plataforma, que visa combater roubo e furto de aparelhos celular no país, crimes que dispararam nos últimos anos, completou um mês de funcionamento na sexta-feira, 19.

Segundo o Ministério da Justiça, nesse período a ferramenta contabilizou, ao todo, 1,2 milhão de usuários cadastrados. Juntas, essas pessoas cadastram 954.278 telefones e, apenas um mês, foram emitidos pouco mais de 12.500 alertas de bloqueio

O principal motivo de bloqueio, registrado em quase 5,5 mil ocorrências, foi roubo, seguido de furto, com praticamente quatro mil registros. O restante foi por perda ou outros motivos.

Os estados com a maior quantidade de alertas de bloqueio emitidos pelo Celular Seguro foram, nesta ordem, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais. Ainda de acordo com o Ministério, o maior volume de pedidos de bloqueio foi registrado nos últimos dias de dezembro, durante o período de festas de fim de ano.

Só no dia 20, para se ter uma ideia, foram contabilizados mais de 1.100 registros; o segundo pico de ocorrências foi no dia 27 de dezembro, com 746 pedidos.

Lembrando que, quando um alerta de bloqueio é solicitado, no aplicativo ou site do Celular Seguro, o sistema notifica Anatel e bancos parceiros. O aparelho é imediatamente bloqueado, assim como o acesso aos aplicativos bancários.