Após três meses de espera, desde a enchente de 4 de setembro, que levou parte da Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha, responsável pela ligação dos municípios de Muçum e Roca Sales, o governo federal anunciou, na quarta-feira, 6 de dezembro, a destinação de R$ 9,6 milhões para a reconstrução da parte levada embora pelas águas do rio Taquari. A informação foi confirmada pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta. Os recursos são oriundos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
A notícia trouxe alento às famílias, principalmente pertencentes ao município de Roca Sales, que precisam, diariamente, utilizar a linha férrea da ponte, que não foi afetada, para se deslocar à Muçum. A documentação e projeto de engenharia já haviam sido entregues ainda em outubro. Agora, com a garantia do dinheiro, o processo de licitação para escolha da empresa responsável pela reconstrução poderá ser seguido.
A expectativa é que a execução entre em processo licitatório nos próximos dias e a obra comece no início do ano que vem, porém sem prazo ainda para a conclusão.
Além da ponte de Muçum, o governo federal destinou recursos para outras cidades, entre elas, Cotiporã, que receberá R$ 4 milhões para a reconstrução da ponte sobre o rio Carreiro, na comunidade de São Valentim, que também foi destruída pela cheia de setembro. Outros municípios como Guaporé, Arvorezinha também estão contemplados com as verbas. Todas direcionadas para a reconstrução de pontes.
Foto: Luis Gustavo Betinelli / Reprodução