Nesta quarta-feira, 15, o presidente municipal do Partido Social Democrático (PSD), Anderson Zanella, toma posse como vereador na Câmara Municipal. Com 1.201 votos na última eleição, ele era o primeiro suplente da coligação Unidos Pelo Sim Para Bento – (PP, PSDB e PSD) e assume a cadeira que ficou vaga após a saída de Amarildo Lucatelli (PP), nomeado diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano na última semana.

Aos 38 anos, Zanella acumula experiências como presidente dos grêmios estudantis das escolas estaduais Landell de Moura e Bento Gonçalves na década de 1990. Ainda foi presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Bento Gonçalves (Uesb) e, por vários mandatos, foi presidente do bairro Vinosul.

No esporte, foi cônsul do Grêmio no município, mantendo-se conselheiro do tricolor
e do Esportivo, onde também exerce a função de diretor
de futebol.

A ligação com o esporte também deu ao mais novo vereador da Câmara seu principal apoiador político: o deputado federal e ex-goleiro do Grêmio, Danrlei. “Ele é meu padrinho e meu amigo de longa data. Antes mesmo de eu entrar para a política. Graças a ele conquistamos R$ 1,7 milhão em emendas parlamentares para a saúde nos últimos 18 meses”, descreve.

Zanella afirma ainda que deve permanecer com as mesmas funções já exercidas nos clubes de futebol. “São trabalhos voluntários que não interferem em nada na minha atuação dentro da Câmara”, avalia.

Uma sessão por semana

O novo vereador também afirma ser a favor da diminuição de duas para uma sessão ordinária semanal, como ocorria até outubro de 2016. Conforme ele, o trabalho do vereador ocorre muito mais fora do que dentro do parlamento. “Em um município com mais de 100 anos, com leis consolidadas, uma sessão por semana está de bom tamanho. Isso em nada impediria de convocarmos, sem custos, uma segunda sessão quando necessário”, descreve.

O presidente do PSD ainda afirma estar monitorando as segundas sessões desde a sua implantação. “Elas têm sido vazias, na sua essência. Não vejo a necessidade”, completa.

A única indefinição citada por Zanella é na constituição de seu gabinete. Podendo ter até quatro assessores, ele afirma que vai discutir a montagem do quadro de funcionários com o vereador Moises Scussel Neto, presidente da Casa. “Vamos ver isso a partir da semana que vem”, finaliza.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, dia 15 de fevereiro de 2017.