Em assembleia geral ordinária ocorrida na última quinta, 30, a Associação dos Municípios da Enconsta Superior do Nordeste (Amesne), empossou sua nova diretoria para 2017. A reunião contou também com a participação do Secretário Adjunto da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, André Kruszczun. O encontro teve a apresentação do balanço financeiro da gestão que se encerrou. Houve, também, o anúncio do ingresso de mais dois municípios, São Valentim e Dois Lajeados.

Com presença de mais de 20 associados, a reunião iniciou com a fala do Secretário-adjunto apresentando as propostas da Secretaria para o ano de 2017, como a abertura de editais para as áreas correspondentes. Outro projeto é criar cinco departamentos dentro da pasta: Administrativa, Cultura, Turismo, Esporte e lazer. Segundo o Secretário Adjunto, será criado o departamento de fomento, que vai abranger os programas pró-esporte e pró-cultura, além de outros planos.

Após a apresentação do balanço das contas, o agora ex-presidente, Ricardo Bidese, expôs os componentes da chapa que concorreu à diretoria para este ano. Sem nenhuma objeção das partes, os novos diretores foram eleitos.

Tão logo subiu ao palco, o presidente eleito, Antonio Cettolin, que é Prefeito de Garibaldi, fez um breve discurso do que pretende fazer em sua gestão, sobre a importância de todos os prefeitos participarem ativamente das decisões: “não importa o tamanho do município, seja Caxias do Sul, com mais de 400 mil habitantes, seja Protásio Alves, com mil e poucos habitantes, todos os municípios têm o seu valor dentro da Amesne”, declarou o presidente. Ele Falou também sobre quais áreas vai tomar como prioridade. Dentre as demandas estão a segurança, saúde e educação. Na área da segurança, Cettolin mencionou o desejo de fazer uma rede integrada na Serra Gaúcha, uma vez que a maioria dos municípios possuem câmeras de vigilância, “a Amesne e a Serra têm que darem o exemplo de cooperação”, discursou. Na educação, o presidente destacou a vinda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para a região, afirmou que a Amesne deverá sinalizar o local das instalações da universidade. Na saúde, Cettolin comentou que vai lutar pela vinda de procedimentos de alta complexidade para a região de Bento Gonçalves, como a traumatologia, o que vai beneficiar todos os municípios que estão em volta da Capital do Vinho, não precisando se deslocar até Caxias do Sul.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 1º