Entre os objetos mais comuns estão documentos pessoais, casacos, guarda-chuvas e celulares

Quem já não teve a angústia de perder um documento ou uma carteira e não saber onde deixou. São milhares de pessoas que perdem objetos no transporte rodoviário todos os anos. O que fazer quando isso acontece? Pode ser que alguém tenha encontrado o objeto perdido e o esteja guardando. Contudo, muitos nunca são procurados por seus donos, nem mesmo depois de passados muitos anos.

Em Bento Gonçalves, há duas empresas operantes no transporte coletivo: Bento Transportes e Santo Antônio. Segundo elas, uma média de 40 itens são esquecidos mensalmente dentro dos ônibus. Entre os mais comuns estão celulares, guarda-chuvas, casacos e pastas com documentos. O pertence mais curioso foi um frango congelado deixado por um passageiro.
De acordo com a empresa Transporte Santo Antônio, geralmente o dono se dá conta que perdeu algo, quando são documentos. Nos demais itens quando não envolve um valor maior acaba ficando no próprio empreendimento. Em ambas as empresas, os produtos são encontrados geralmente ao realizarem a manutenção no final da rota.

Transporte intermunicipal

Na rodoviária costumavam embarcar e desembarcar uma média de 1.500 passageiros por dia, antes da pandemia. Agora, são cerca de 500. São rotas que ligam a Capital do Vinho a Caxias do Sul, Farroupilha, Porto Alegre, Lajeado, Santa Cruz e outras regiões. O gerente Luis Beltrani afirma que são encontrados geralmente documentos, bolsas e até exames médicos, nas poucas vezes em que os usuários esquecem itens nos assentos da estação rodoviária.

Na rodoviária costumam circular cerca de 500 passageiros atualmente, por dia, em média. Antes da pandemia da Covid-19 esse número era três vezes maior

No entanto, quando se trata de transporte intermunicipal, o número é expressivo (uma vez que deve ser levada em conta a quantidade de linhas que circulam diariamente): uma média de 300 itens por mês, principalmente documentos pessoais. Já o índice de retirada é muito baixo.

Quem esquece, deve entrar em contato com a empresa de fretamento. No fim de cada expediente, o motorista faz a revisão e o pertence encontrado é entregue na matriz. Passado algum tempo, se o passageiro não procurar pela empresa, os itens sem identificação são doados a entidades.

Transporte por aplicativo

Aproximadamente 180 objetos são deixados por mês nos carros. Foto: Airton Deon, divulgação

Entre os itens perdidos relacionados pelos motoristas de aplicativos estão chaves, carteiras, celulares, roupas e guarda-chuvas. Segundo as plataformas, são milhares deixados pelas pessoas todas as semanas. Apenas no app Garupa, conforme o sócio-operador, Airton Deon, cerca de 180 pertences são encontrados por mês.

Uma pesquisa do Uber no Brasil, detalhou que os dias da semana em que as pessoas mais esquecem itens nos veículos são sábado, domingo e sexta-feira, nesta ordem. Houve ainda uma divisão por cidades. Usuários de São Luís (Maranhão), Itajaí (Santa Catarina) e Belém (São Paulo) são os que mais esquecem pertences nos carros.

Caso você tenha esquecido algo em uma viagem, é possível utilizar o próprio aplicativo para entrar em contato com o motorista. Para isso, abra o menu e escolha a opção “Ajuda”.

SERVIÇO

As empresas têm um setor para achados e perdidos:
Bento Transportes: 3452-2977
Santo Antônio: http://www.transportesantoantonio.com.br/achados-e-perdidos.
Planalto/Unesul: 0800 604 1832
Viação União Santa Cruz: (51) 3719- 9200 ou [email protected]
Ozelame Transporte: (54) 3228-4088

Foto: Franciele Zanon