Exposição fica em cartaz até o dia 5 de maio, na Fundação Casa das Artes. Entrada é gratuita

Até o dia 5 de maio, a Fundação Casa das Artes recebe a mostra comemorativa aos 20 anos da Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves (Aaplasg). A vernissage de abertura da exposição ocorreu na noite de quarta-feira, 5 de abril, em evento que celebrou a trajetória da entidade, bem como homenageou os parceiros que ao longo desta história muito contribuíram para o crescimento da entidade.

A Aaplasg nasceu oficialmente no ano de 2003, com um pequeno grupo na residência de Edla e Claudio Guindandi, sendo oficializada por Estatuto e Regimento. De lá para cá, os associados tiveram a missão de promover, difundir e aprender sobre as Artes Plásticas, caminhando juntos em aprimoramento constante com oficinas, exposições locais, nacionais e internacionais.

Para lembrar desta trajetória, foram entregues troféus em homenagem aos presidentes que integraram a Associação, tendo marcado e contribuído essa história com um legado de dedicação à arte. Também foram homenageados sócios-honorários, padrinhos, imprensa, apoiadores e artistas plásticos.

A sócia-fundadora, Vildete Dall Bello Pessutto, destaca que os objetivos principais são de valorização de cada pessoa que participa da entidade. “A Aaplasg é fruto do ideal de um grupo de artistas plásticos que entenderam a necessidade da união da categoria para alcançar os objetivos de crescimento e desenvolvimento. Tendo por finalidade incentivar promover, realizar e divulgar eventos culturais visando a promoção e preservação de valores da cultura nacional, regional e local, além de propiciar o surgimento de novos valores e oportunidades profissionais e manter intercâmbios com outras associações visando a participação no crescimento e aprimoramento da cultura”, elenca.

A presidente da Associação Ivete Todeschini Menegotto coloca que os 20 anos da Aaplasg representam uma construção coletiva. “Quando o ser humano se constrói, a arte cumpre sua missão. Eu sou de fazer projetos e realizá-los. Daqui para frente, o que nos reserva é que esse mundo é nosso, precisamos abrir mais asas, conhecer outras artes. O que nos reserva é estudo, nos aprofundarmos, estarmos juntos. Cada profissional tem seu dom único e insubstituível”, pondera.

O secretário de Cultura, Evandro Soares, salientou da relevância da Associação para o legado de Bento Gonçalves e região. “Ano a ano, passo a passo, sempre procuramos estar ao lado da Aaplasg, valorizar o nosso artista local, a arte produzida em Bento Gonçalves por meio de ações que pudéssemos dar esse protagonismo para o fazer artístico. É missão da gente estar trabalhando em prol da arte. Há muito o que comemorar nos 20 anos da Aaplasg, pois demonstra o esforço, a dedicação e o talento dos artistas plásticos”, considera.

A exposição

Entre o figurativo e o abstrato, acrílico sob tela e a escultura, aquarela e o mosaico, entre outras técnicas, demonstram o talento de 37 artistas dos 60 associados. A trajetória de cada um foi moldada durante o processo em diferentes técnicas, materiais e inspirações. Contatos multiculturais serviram de influência para que, hoje, uma significativa diferença fosse notada entre o passado e o presente de cada artista. As obras expostas são a primeira e a última obra produzida por cada integrante, o início e o atual momento de sua trajetória, destaca o texto de abertura da exposição de Julia Pasquali e Neiva Valenti Poletto.

Foto: Cleunice Pellenz