Neste mês de campanha alusiva à saúde do homem, abordamos a prevenção do câncer de próstata. Um problema de saúde grave e que impacta significativamente na vida do homem. Dentre os impactos ocasionados por este diagnóstico podemos destacar a disfunção erétil, ejaculação precoce e incontinência urinária que trazem prejuízos emocionais, podendo levar inclusive a quadros depressivos e ansiosos. Na nossa cultura, a masculinidade e a virilidade masculina vêm associadas ao desempenho sexual essencialmente à ereção, fazendo com que o diagnóstico de doenças relacionadas ao aparelho reprodutor masculino tenha uma repercussão psicológica importante que influenciará no sucesso do tratamento. O fantasma da impotência sexual e consequente diminuição da autoestima são dois dos principais pontos trazidos pelos pacientes – e confirmados pela literatura – como geradores de intenso sofrimento, despertando medo e insegurança.

Diante disso, percebemos que os aspectos emocionais e psicológicos devem ser considerados no delineamento de tratamentos a estes pacientes. O psicólogo avaliará as causas/ consequências psicológicas a partir da investigação do problema, auxiliando o paciente a rever suas crenças e lidar melhor com algumas situações da vida que, de alguma forma, podem causar a disfunção erétil. A psicoterapia auxilia no autoconhecimento, manejando a ansiedade diante de situações frustrantes e trabalhando a autoestima, ocasionando uma melhoria na qualidade de vida do homem. Diante do tratamento é fundamental o reconhecimento de novas possibilidades de prazer, contemplando uma associação entre sexo e afeto, um relacionamento igualitário com a parceria amorosa, em que a confiança na aceitação desse homem como pessoa é essencial.

O sucesso do desenvolvimento dessa nova identidade está diretamente relacionado à flexibilidade e ao interesse desse homem em preparar-se para esse desafio. É fundamental que os homens diagnosticados com câncer de próstata acreditem na possibilidade real de vivenciar uma nova forma de relacionamento sexual saudável, capaz de proporcionar muito prazer. Aliado aos demais tratamentos (médicos, fisioterapêuticos, entre outros), a psicologia pode oferecer alternativas de abordagem terapêutica que irão minimizar o sofrimento emocional e fortalecer os recursos internos do paciente para lidar com as dificuldades trazidas pela doença. São muitos fatores que devem ser investigados e trabalhados no tratamento psicológico acerca da sexualidade destes pacientes. Devemos considerar que o indivíduo é único e irá encarar a situação de uma forma diferente, assim, o trabalho do psicólogo é específico e singular com cada paciente. Conte com o apoio profissional do psicólogo especialista em psico-oncologia e saiba mais sobre as possibilidades de tratamento.