A 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) está fazendo a entrega do material da segunda fase da Provinha Brasil, para as 55 escolas da rede estadual. A avaliação irá contemplar aproximadamente mil alunos.
O teste será aplicado pelas professoras dos segundos anos e envolve os conteúdos de matemática e leitura. As escolas têm até dia 5 de dezembro para aplicar a prova, corrigir e enviar para o setor pedagógico da 16ª CRE.
Provinha Brasil
O objetivo da Provinha Brasil é oferecer informações que possam orientar tanto os professores quanto os gestores escolares e educacionais na implementação, operacionalização e interpretação dos resultados dessa avaliação. É um instrumento pedagógico, sem finalidades classificatórias, que fornece informações sobre o processo de alfabetização e de matemática aos professores e gestores das redes de ensino, e conforme Portaria Normativa nº 10, de 24 de abril de 2007, tem os seguintes objetivos:
a) avaliar o nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental;
b) oferecer às redes e aos professores e gestores de ensino um resultado da qualidade da alfabetização, prevenindo o diagnóstico tardio das dificuldades de aprendizagem; e
c) concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
Esses objetivos possibilitam, entre outras ações: estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino; planejamento de cursos de formação continuada para os professores; investimento em medidas que garantam melhor aprendizado; desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções verificadas; melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino. O delineamento e a construção dessa avaliação prevê, sobretudo, a utilização dos resultados obtidos nas intervenções pedagógicas e gerenciais com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.