Após reunião entre lideranças políticas e do agronegócio, a Expointer 2020 foi cancelada, em decorrência da pandemia de novo coronavírus. A decisão foi comunicada através de nota, na tarde de quinta-feira, 2 de julho. Entre as principais causas para a decisão está a indefinição do avanço da Covid-19 no Estado.
A data de realização da feira já havia sofrido mudança. Prevista para ocorrer no dia 26 de setembro, informações de que o evento sofreria alteração, como, por exemplo, redução no tamanho, por causa da pandemia, levou entidades a se posicionarem contra a possível proposta.
Em nota, o Governo do Estado informou que o cancelamento do evento ocorreu em comum acordo com as entidades co-promotoras da Expointer.
Nota oficial
“As entidades co-promotoras da Expointer 2020 – Farsul, Ocergs, Simers, Fetag, Febrac e o município de Esteio –, em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), vêm a público comunicar que, de comum acordo, decidiu-se pelo cancelamento do histórico evento aberto ao público no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio-RS, em função da pandemia causada pela Covid-19.
Ao mesmo tempo, registra-se que provas técnicas de associações de produtores e atividades de julgamento de animais serão prioritariamente consideradas, observados os protocolos de saúde pública e sem a participação de público visitante.
Foto: Acervo/Seapdr