Uma nova etapa da pesquisa que aponta a proporção de casos de coronavírus no Rio Grande do Sul o ocorre neste fim de semana. Entre sábado, 23 e a segunda-feira, 25, os entrevistadores do estudo irão de casa em casa, para realizar 4,5 mil testes rápidos com moradores de nove cidades: Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul. Será a quarta fase da pesquisa pioneira encomendada pelo governo do Estado para a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o objetivo de mapear os casos de coronavírus e acompanhar, quinzenalmente, a velocidade de disseminação do contágio entre os gaúchos.
Para realizar as entrevistas e os testes rápidos neste fim de semana, entrevistadores da pesquisa irão visitar 500 domicílios por cidade. Ao todo, são 4,5 mil participantes da amostra. Em cada município, são sorteados aleatoriamente as residências que entram no estudo. E em cada domicílio, um novo sorteio determina o morador que irá realizar o teste rápido.
Todos os entrevistadores – profissionais voluntários da área de saúde – têm cartão de identificação do estudo e estarão usando equipamentos de proteção individual: máscaras descartáveis, jalecos e sapatilhas descartáveis, luvas e óculos de proteção.
A pesquisa tem o apoio das secretarias de saúde, centros de vigilância epidemiológica e órgãos de segurança pública dos municípios. Em caso de dúvida, os participantes poderão entrar em contato com os órgãos de segurança do município para checar a abordagem à casa. A Brigada Militar e a Guarda Municipal das localidades estão apoiando o estudo e têm informações sobre as áreas de visitação.
Fonte: Ascom Governo do RS
Foto: Divulgação