Equipamento manteve ciclos respiratórios e ventilação eficiente em paciente, internada na UTI do Hospital Geral.
O ventilador pulmonar Frank 5010, desenvolvido por um grupo de engenheiros voluntários sob coordenação do TecnoUCS e orientação do Hospital Geral, passou em seu primeiro teste realizado em humanos. No Hospital Geral de Caxias do Sul, o aparelho, criado para atuar no atendimento de pacientes da Covid-19, teve seu desempenho aprovado após ser utilizado em uma paciente internada na Unidade de Terapia Intensiva do HG. O equipamento foi apresentado no sábado, 16, ao governador do Estado, Eduardo Leite, durante a entrega de 10 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Geral de Caxias do Sul.
A aplicação clínica do ventilador pulmonar ocorreu após a autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), encaminhada pelo órgão no final da manhã desta sexta-feira, dia 15. Além do teste inicial, o dispositivo será aplicado em outros nove pacientes, completando o projeto de pesquisa do ventilador pulmonar e compondo um conjunto de processos para a homologação do equipamento pela Anvisa.
A permissão da Conep para a continuidade da pesquisa veio após um teste pré-clínico realizado em um suíno na quarta-feira, dia 13. Os dados obtidos com o animal foram satisfatórios e permitiram a aplicação em humanos cumprindo todos os requisitos de segurança.
Os trabalhos de testagem foram acompanhados pela equipe assistencial da UTI, por engenheiros relacionados ao projeto e por diretores do HG. Segundo Alexandre Avino, Diretor Técnico do HG, os resultados obtidos pelo Frank 5010 podem ser considerados perfeitos, pelo fato do aparelho ter mantido adequadamente o ciclo respiratório e a eficiência no processo de ventilação pulmonar da paciente. Para o médico, os dados obtidos pela pesquisa e a pela avaliação clínica demonstram que o equipamento apresentou segurança e confiabilidade em seu primeiro uso com humanos.
Fonte e foto: Ascom UCS