A reportagem do Jornal Semanário conversou com duas pessoas que nasceram no dia 29 de fevereiro, e contam como festejam as datas nos outros anos

Quem faz aniversário hoje, dia 29 de fevereiro, pode comemorar no dia certo, após passar os últimos três anos escolhendo entre os dias 28 de fevereiro e 1° de março. Neste ano bissexto, conversamos com dois aniversariantes do dia.

Vitor Hugo Lovera, educador físico, que completará 32 anos, costuma comemorar no dia 1º de março, pois, conforme relata, não haveria nascido no dia 28. “Em alguns casos, se o 28 cai no fim de semana, se abre uma exceção para fazer uma festinha”, admite. Ele conta que há um paralelo entre o “diferente” — no sentido positivo da palavra —, e o “estranho” em nascer no dia 29. “Queira ou não queira, sou um caso raro (risos). Todos os anos comemoro em algum dia diferente, porque posso escolher o que cai na sexta ou no fim de semana. Em alguns anos comemoro dia 28, outros no dia certo e em outros no 1º de março”, complementa.

Se na vida adulta a data vira motivo de caçoada entre amigos, na infância se torna um dilema. “Em alguns anos parecia que não fazia aniversário, mas, conforme fui ficando mais velho, meus pais começaram a me explicar até entender o porquê de isso acontecer”, lembra Lovera.

Toda essa confusão de datas, certamente rendeu boas histórias ao educador físico. “Uma vez, numa festa, que ocorreu justamente no dia 29, o cantor falou que se alguém fosse até o palco e apresentasse um documento que comprovasse a data de nascimento, ganharia um prêmio. Nisso me desloquei até ele e quando cheguei, o cantor não acreditou que isso podia acontecer. Após olhar várias vezes para a minha carteira de identidade, me disse que não sabia se me dava os parabéns ou se ficava triste por mim”, conta.

A reação das pessoas ao saberem que ele nasceu no dia 29 de fevereiro não é mais surpresa para ele. “Algo que sempre acontece quando descobrem o dia que eu nasci é perguntar quantos anos eu tenho de verdade. “Tu tem quanto? Cinco, seis anos?”, comenta.

Com Calebe Santos Belica, de 19 anos, não é diferente. As pessoas ficam surpresas ao saber que nasceu e foi registrado no dia 29 de fevereiro de 2000. “Em algumas situações mostrei até minha identidade”, afirma.

Foto: Reprodução

Por sua vez, com ele não tem superstição e antecipa a celebração para o dia 28. “Claro que quando posso comemorar no dia correto, fico mais feliz”, pontua Belica, que relata que hoje se diverte quando lembra das festas infantis. “Na verdade, era algo bem engraçado, pois os adultos da época brincavam comigo dizendo que eu iria demorar muito para ficar velho, e eu, às vezes, acreditava”.

Daqui a quatro anos te felicito de novo, diz Belica

Registros Civis em Bento Gonçalves

Um dos questionamentos é em relação ao nascimento e registro de bebês. De acordo com a obstetra Danielle Fenner, assim como nos dias 1º de abril e 2 de novembro, as mães procuram antecipar ou adiar a cesárea. “Em geral, as gestantes escapam dessas datas. Dificilmente os procedimentos são marcados em fins de semana, a não ser em casos de necessidade. Neste ano, em específico, pelo fato do dia 29 ser num sábado, não há nenhuma cesariana marcada, mas partos normais podem acontecer nesta data”, observa.

De acordo com o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Bento Gonçalves, há, desde o ano de 2000, 13 nascimentos na data. O registrador civil Gerson Tadeu Astolfi Vivan explica que, até 2007, os assentamentos eram feitos em livros manuscritos. “Devido a isso, não havia uma compilação de dados e, para tabular isso, é mais complicado. Atualmente, os nossos registros são informatizados, fizemos a transferências dos dados para o sistema e facilitou a busca de informações”, esclarece.

A proposta dos registros públicos, pela essência, é relatar exatamente como os fatos aconteceram. “Não há possibilidade de o usuário trabalhar de acordo com as suas convicções. Vamos espelhar exatamente como o fato aconteceu. No entanto, como o registro era todo declaratório, nada impedia, em tese, de escolher uma outra data. O pai, normalmente, trazia duas testemunhas e afirmava que o filho nasceu no dia 28 de fevereiro e não no dia 29”, exemplifica Vivan.

Desde os anos 90, o registro de bebês deve ser feito a partir da Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida pelo Hospital. Conforme o artigo 54 da Lei nº 6.015/73. O documento precisa conter nome e prenome do indivíduo, sexo, dia, mês, ano, hora e município de nascimento.

Entenda mais sobre a data

O fenômeno ocorre de quatro em quatro anos. O ajuste foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César para adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.

A translação (volta ao redor do Sol) não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 min e 46 seg. Essa fração de tempo é arredondada para seis horas e é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia.

Foto: Franciele Zanon