A perfuração de poços artesianos em duas comunidades de Bento Gonçalves, deverão beneficiar cerca de 120 famílias. A informação foi divulgada na quinta-feira, 20, pelo secretário estadual de Obras e Habitação (SOP), José Stédile. Além de Bento, outros oito municípios serão contemplados com o investimento do governo estadual. São eles: Augusto Pestana, Capitão, Coronel Bicaco, Jaguari, Redentora, Restinga Sêca, Três Passos e Victor Graeff.

De acordo com a pasta, os serviços de perfuração serão realizados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) através do Programa de Perfuração de Poços para pequenas comunidades, firmado com a SOP. Em Bento Gonçalves, as comunidades 36 da Graciema e São Luiz das Antas serão as beneficiadas com as perfurações de dois poços. A previsão, segundo o coordenador dos distritos de Bento Gonçalves, Henrique Nuncio é de que até o segundo semestre a perfuração seja executada e não há previsão de valores a serem investidos. “As despesas são por parte do Estado, e não há como estimar, pois não sabemos a profundidade necessária para atingir o lençol freático. Acreditamos que até novembro os poços já estarão perfurados”, pontua.

Conforme o secretário, o Programa de Perfuração de Poços é uma importante ferramenta, que visa reduzir a falta de abastecimento de água em locais onde o fornecimento é realizado com a presença de caminhões pipa. “Água é qualidade de vida, bem-estar e dignidade às famílias. Seguiremos trabalhando para promover a inclusão social e fortalecer o desenvolvimento regional”, disse.

O secretária municipal de Agricultura, Dorval Brandelli esteve em Porto Alegre participando da assinatura do termo de cooperação.

Foto: Saul Teixeira – Ascom SOP/RS