Nova estrutura marca início de uma nova era dentro do Tacchini Sistema de Saúde
A primeira etapa das obras de ampliação da UTI Adulto do Hospital Tacchini foi concluída recentemente e os pacientes internados no setor, já estão sendo assistidos na nova área. O projeto é reconhecido pela direção da instituição como um divisor de águas, marcando uma nova etapa dentro do Tacchini Sistema de Saúde. A finalização de parte da estrutura, iniciada há mais de três anos é comemorada pela Casa de Saúde. Agora, as equipes voltam seus olhares à parte de modernização da estrutura já existente e que deverá ser finalizada em 90 dias.
Com mais 538 metros quadrados de área construída, o complexo deverá alcançar o dobro da estrutura atual. Com isso, a quantidade de leitos deverá aumentar 50%, passando de 20 para 30, todos, segundo o hospital, individuais. “Essa individualização vai nos permitir evoluir para a prática da visita estendida dos familiares, dentro de um regramento instituído pelo Hospital e com aval dos médicos intensivistas que avaliarão caso a caso”, explica a diretora técnica, médica Roberta Pozza.
Com a construção do novo espaço, a casa de saúde investiu em recursos tecnológicos de última geração. Conforme a direção do hospital, em cada leito haverá estações estativas, que proporcionam mobilidade e flexibilidade, suportando de forma suspensa diversos equipamentos que monitoram as condições do paciente, eliminando excesso de fiações e facilitando a higienização. Todos contarão com dispensador eletrônico de medicamentos, acionado através de biometria digital. Paralelo a isso, já está implantado em todos os leitos o prontuário eletrônico, eliminando o uso do papel e tornando o processo assistencial mais preciso, uma vez que o registro é executado no mesmo instante em que a assistência é prestada ao paciente. “Toda equipe de enfermagem está passando por um treinamento. Existe um olhar diferenciado sob toda equipe multiprofissional que participou desse processo”, enfatiza a diretora.
Além de ofertar mais leitos para o setor de terapia intensiva, a estrutura vai ficar formatada para também atender pacientes em recuperação de cirurgias de grande porte, além de pacientes cardiológicos que precisam de cuidados, bem como vítimas de Acidade Vascular Cerebral (AVC) isquêmico agudo e que não estejam com nenhum tipo de infecção relacionada a assistência em saúde. “Isso vai nos permitir oferecer maior segurança dentro do processo de humanização”, anuncia Roberta Pozza.
Ampliação da estrutura permite a contratação de mais de 100 profissionais
Diante da ampliação da UTI, o Tacchini anunciou a abertura de mais de 100 vagas para profissionais da saúde, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos de diferentes especialidades. “Um dos pontos que trabalhamos forte no perfil do futuro colaborador, inclusive faz parte do nosso Planejamento Estratégico. Buscamos profissionais que tenham a empatia, a prática ética, o trabalho em equipe e a excelência presentes no seu dia a dia. Afinal, junto com a sustentabilidade e a inovação, esses são nossos norteadores para a construção de todos os projetos”, adianta a diretora técnica. “Queremos que os pacientes saiam recuperados ou melhores e aqueles em que não for possível recuperar, que as famílias encontrem em nós uma equipe que fez tudo o que tinha a seu alcance para acalentar o sofrimento e oferecer conforto enquanto uma instituição de saúde”, conclui.
Foto: Ascom Tacchini / Divulgação