Desde segunda-feira, 13, candidatos aprovados no exame de direção ou que concluíram a renovação poderão estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em mãos já no dia seguinte. Isso porque o DetranRS alterou o fluxo de emissão de documentos, o que possibilitará a geração do documento digital antes do recebimento do documento impresso. Até então, só era possível gerar o digital tendo em mãos o documento em papel, que leva cerca de cinco dias para ser entregue.
Para ter o documento no celular antes de receber o documento impresso, basta o condutor informar e-mail e celular ao Centro de Formação de Condutores na abertura do processo. Depois disso, o motorista deve aguardar o e-mail com as informações para emitir o documento digital, o que ocorrerá tão logo concluído o serviço de habilitação.
Hoje, mais de 400 mil gaúchos já utilizam a CNH no celular. São mais de 4,5 milhões de documentos digitais emitidos em todo o país. O documento digital tem a mesma validade do documento impresso e é gerada pelo aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, assim como o documento de licenciamento do veículo (CRLV Digital).
Fonte: Ascom DetranRS
Foto: Fernanda Alves / DetranRS