Desde segunda-feira, 13, serviços de revisão do valor do benefício, recursos referentes às decisões do INSS em relação a pedidos e cópia de processos são realizados apenas pela internet, através do portal Meu INSS ou pelo telefone 135.
A novidade, segundo o INSS é facilitar a vida do beneficiário, fazendo com que ele não precise ir mais à agência para levar documentos e formalizar o pedido. A ida ao instituto só dever´á ser feita em casos de necessidade, cujo INSS deverá comunicar o beneficiário.
Atualmente, são realizados mais de 70 mil atendimentos presenciais todos os meses nas agências físicas. Com essa facilidade, a expectativa é de que esse tipo de trabalho seja reduzido, focando em outras atividades e, consequentemente, melhorando o fluxo de trabalho do INSS.
Como vai funcionar?
Conforme o INSS, para realizar os procedimentos, o beneficiário deverá acessar o portal “Meu INSS“. Lá será possível atualizar dados como endereço e telefone, além de acessar os serviços de cópia de processo, revisão e recurso pelo Meu INSS. Para realizar os procedimentos, o usuário deve ir em “Agendamentos/Requerimentos”, escolher o requerimento ou clicar em ‘novo requerimento’, atualizar os dados caso seja pedido e, logo em seguida, escolher a opção “Recurso e Revisão” ou “Processos e Documentos”, se o que se busca é uma cópia de processo.
A senha inicial para acesso ao Meu INSS pode ser obtida no próprio site/app, ou por meio do Internet Banking da rede credenciada (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi). O telefone para tirar dúvidas é o 135.
Matéria realizada com base em informações da Assessoria de Imprensa do INSS
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