O fim de semana do Dia das Mães é uma das datas mais violentas no trânsito, infelizmente. Buscando conscientizar as pessoas de que o melhor presente para uma mãe é saber que o seu filho está bem, as autoridades de trânsito se preparam para a 103ª Operação Viagem Segura, que terá início à zero hora desta sexta-feira, 10, e se estenderá até a meia-noite de domingo, 12.
Na operação do Dia das Mães do ano passado, foram registradas 16 mortes nos três dias (5,33/dia). A pior média histórica foi em 2013, quando houve 40 vítimas fatais (13,3/dia). A análise estatística dos feriados e datas comemorativas de 2007 a 2018 aponta que o fim de semana de Dia das Mães (incluindo a sexta-feira, quando há intenso deslocamento) tem a pior média de mortes por dia (8,33), bem acima do índice geral de feriados (6,41).
Ainda considerando o período 2007-2018, a maioria das ocorrências foi no domingo, e o turno da noite concentrou o maior número de óbitos (40,1%). Quanto aos locais em que ocorreram os acidentes fatais, os municípios com maior número de registro são Porto Alegre (19), Pelotas (8), Passo Fundo (6) e Canoas (5). As rodovias que tiveram maior número de vítimas foram BR-116, BR-386, RSC-287 e RSC-324.
A diretora institucional do DetranRS, Diza Gonzaga, ressalta que são muitas as mães esperando pela visita de seus filhos neste feriado. “O trânsito não pode ser um impedimento para o reencontro entre pessoas que se amam. Dirija com prudência e exerça empatia em relação àqueles que compartilham a via com você”, afirma.
Campanha de mídia
A campanha “A escolha é sua”, assinada pela Operação Viagem Segura, retorna nesta quinta (9/5) e se estende até domingo (12/5), na televisão, em rádios e nas redes sociais. A campanha é intermitente e será retomada na véspera de todos os feriados do ano.
Fonte: Ascom Detran RS