Em um intercâmbio entre festas e feiras regionais, representantes do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, entidade promotora da ExpoBento e da Fenavinho, estiveram na abertura da Festa da Uva, em Caxias do Sul, prestigiando a solenidade e, ao mesmo tempo, compartilhando a programação da dobradinha de eventos que ocorrerá em Bento Gonçalves, em junho, com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão.
A estratégia de aproximação da comitiva do CIC-BG com o núcleo central do poder em Brasília foi a primeira parada numa escala de viagem que inclui, ainda, uma estada na Capital Federal. Entre os dias 26 e 28, o presidente do CIC-BG, Elton Paulo Gialdi, o diretor da ExpoBento, Rogério Capoani, o coordenador do Comitê da Fenavinho, Diego Bertolini, e o diretor de projetos, Cesar Anderle, terão audiências com ministros não apenas para convidá-los para a cerimônia de abertura da Fenavinho. A intenção também é angariar recursos em pastas como a de Turismo e de
Agricultura para ambos os projetos. No roteiro, também está prevista a entrega do convite oficial ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a fim de que ele esteja em Bento Gonçalves no dia 13 de junho, na abertura da Fenavinho e da ExpoBento.
Sobre os eventos
A ExpoBento congrega mais de 400 expositores, atrair público superior a 200 mil visitantes e gerar movimentação financeira na ordem de R$ 40 milhões. Em seus corredores, os visitantes encontram de carros e imóveis a peças de vestuário e utilidades para o lar. A feira também é um centro de entretenimento, com fartas opções de lazer, experiências gastronômicas e shows. Chega, neste ano, à 29ª edição, entre os dias 13 e 23 de junho, com realização concomitante à Fenavinho, no Parque de Eventos.
A Festa Nacional do Vinho está voltando ao calendário de atividades do município após oito anos. Sua realização é fruto de um esforço conjunto do CIC-BG com representantes de entidades e do poder público para devolver à comunidade a emblemática festa responsável por projetar nacionalmente Bento Gonçalves a partir de 1967, quando ocorreu sua primeira edição.
Em sua 16ª edição, a Fenavinho já elencou algumas atrações, como a Vila Típica, integrada à área gastronômica e ao espaço da agroindústria e das vinícolas. Cursos ministrados por chefs e aulas de harmonização, unindo culinária e vinho, também estão previstos. Quanto ao vinho, dezenas de vinícolas da cidade conhecida pela excelência na qualidade da bebida estarão expondo seus produtos e comprovando sua constante evolução.