Um acidente deixou três mortos e quatro feridos, na noite de terça-feira, 26, no km 72 da BR-101, em Maquiné, no litoral Norte. O trânsito chegou a ser totalmente interrompido no trecho, mas perto das 22h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou ter liberado em meia-pista o sentido Osório/Torres. A colisão envolveu quatro automóveis e três caminhões.

A situação teve início após um caminhão apresentar problemas mecânicos e invadir o canteiro central do km 72 da rodovia, jogando sujeira e pedras na pista contrária. Os detritos atingiram um veículo Fiat Strada, fazendo com que o motorista perdesse o controle.

Dois frentistas e um condutor de um Ford Ka preto foram prestar socorro. Junto com eles estavam parados um veículo Renault e um táxi Voyage, além de um furgão. Neste momento, segundo a PRF, uma carreta atingiu o furgão, empurrando-o contra a traseira de uma terceira carreta. Essa carreta atingiu o táxi e, ao tentar desviar para esquerda, causou outras colisões e também atropelou os pedestres que ajudavam as vítimas.

As três vítimas fatais foram identificadas como Adairlan Pablo D’Mark, de 42 anos, que morreu no local, Adilar Pedro Toniolo, 33 anos, que não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo durante atendimento no hospital em Osório e um menino, identificado como Pedro Zanovelo, 5 anos, que morreu na madrugada desta quarta-feira, 27, em um hospital em Capão da Canoa. Entre os feridos estão o ex-prefeito de Terra de Areia, Generi Maximo Lipert, que estava em um carro que foi igualmente atingido pelo caminhão. Lipert foi encaminhado ao Hospital Cristo Redentor, na Capital. Os pais da criança, Tiago e Daiane Zanovello, naturais de Bento Gonçalves e que atualmente moram em Osório, estão no Hospital de Capão da Canoa. Os frentistas sofreram ferimentos leves.
Conforme a PRF em Osório, o trecho do sentido Torres-Osório ficará em meia pista até a retirada de peças automotivas, que caíram da carga de um dos caminhões. Serão necessárias máquinas para a retirada que será efetuada durante esta quarta-feira.
Foto: PRF