Com as constantes conquistas e premiações voltadas aos vinhos e espumantes, João Valduga se diz otimista com o futuro do setor vitivinícola. Qualificação do quadro profissional, inovações nos produtos, abertura de novos mercados dentro e fora do país e novas tendências, são algumas das apostas da marca para os próximos anos. O empresário destaca que atualmente a empresa busca a internacionalização vinícola através do projeto Mundvs. Uma linha exclusiva que combina as melhores referencias mundiais quando o assunto é vinho. “Trazemos a elegância e o sabor único dos terroirs argentinos e chilenos traduzidos em rótulos únicos da marca como o Mundvs Malbec e Mundvs Cabernet Sauvignon. Além disso, a empresa vem crescendo as exportações de produtos, presente em aproximadamente 20 países”, aponta. Para o futuro, a empresa quer fortalecer o relacionamento com esses países. “Queremos nos tornar, além de uma vinícola reconhecida, um conceito para o setor”, afirma.

Consolidação do mercado na Serra

Complexo Enoturístico da Casa Valduga foi reconhecido como um dos melhores destinos de enoturismo do Brasil. Foto: Divulgação

Considerado um dos locais mais visitados pelos turistas, o Vale dos Vinhedos é apontado por Valduga como referência para outros empreendimentos regionais. Ele explica o trabalho que foi realizado desde o início e quais as perspectivas de futuro. Para ele, alguns pontos ainda necessitam de melhorias, entre eles, a alta tributação que acaba prejudicando o mercado vitivinícola. “Temos a impressão que aqui no Brasil, o vinho atrapalha e que em outros países é visto com outros olhos, como um complemento da refeição. Precisa-se urgentemente rever esses impostos que são pagos e encarecem muito o nosso produto”, enfatiza.
Outro aspecto analisado por Valduga é a questão das novidades para atrair turistas. “É preciso divulgar ainda mais o vinho, que é tão salutar e faz bem para a nossa saúde. Vamos discutir com o setor público para fortalecer o Vale. Um pouco mais de esforço e dedicação, com certeza, iremos vencer esses desafios”, observa. “Além dos vinhos e espumantes, temos o enoturismo, a fabricação de geleias, sucos, é um caminho aberto e prazeroso trabalhar aqui”, declara.

Veja a entrevista com o enólogo João Valduga. Ele fala do setor vinícola e das perspectivas do empreendimento para o futuro.