A RGE e a RGE Sul alertam clientes para a atuação de golpistas em suas áreas de concessão. Com uma nova prática, criminosos enviam supostas faturas de energia para as residências. Os boletos, no entanto, não correspondem às faturas da RGE e RGE Sul.
As faturas de energia verdadeiras sempre terão código de barras com quatro campos e sem pontuação entre eles, a forma como são os convênios dos serviços públicos. Na atuação dos golpistas, o código de barras corresponde a um boleto simples, com cinco campos numéricos, sendo um deles de apenas um dígito e pontuação entre os números. Além disso, o tom de vermelho é diferente do usado pela RGE.
Desta forma, os golpistas tentam extrair valores financeiros dos consumidores. A atuação dessas pessoas também passa pelo envio de códigos de barras falsos por SMS e supostas visitas técnicas. Para evitar prejuízos, RGE e RGE Sul estão atuando em parceria com a Polícia Civil, no fornecimento de informações e oferecendo dando dicas para que seus clientes se protejam.
As distribuidoras atestam que nenhum de seus colaboradores ou prestadores de serviço faz ou está autorizado a fazer em nome das empresas a cobrança de qualquer valor ou a solicitar depósitos/ transferências em contas bancárias. Eletricistas e leituristas, que utilizam uniforme e crachá de identificação com foto, também não entram nas casas dos clientes. Seu acesso é restrito aos medidores de energia elétrica.
As duas distribuidoras também informam que não fazem qualquer tipo de serviço mediante pagamento prévio. Cobranças são realizadas apenas via fatura de energia e, em casos excepcionais, nas agências de atendimento. Mesmo via telefone, não há a solicitação de senha de acesso ao site da RGE e RGE Sul, o que, inclusive, é pessoal e intransferível de cada consumidor. Ainda, não existem campanhas e sorteios da RGE e RGE Sul sem a prévia divulgação nos sites das distribuidora.
Caso o cliente suspeite de algo incorreto na fatura de energia elétrica, como valor, código de barras e qualidade do papel, a RGE recomenda que os dados do consumidor sejam confirmados pelo Call Center (RGE 0800.970.0900 e RGE Sul 0800.707.7272) ou pelos sites: www.rge-rs.com.br e www.rgesul.com.br.
Na hipótese de o cliente ter sido vítima ou alvo de algum golpista, a orientação é a de que procure a Polícia Civil e efetue o registro de um Boletim de Ocorrência.