O governador eleito do Rio Grande do Sul, Luciano Zucco (PL), criticou o processo eleitoral do segundo turno da eleição presidencial, realizado no domingo, 25, que terminou com a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em manifestação divulgada nesta segunda-feira, 26, Zucco mencionou o que classificou como “interferências abusivas”, além de dados contraditórios e questionamentos que, segundo ele, precisam ser esclarecidos.
Na nota, o governador eleito defendeu transparência, respeito à legislação e respostas às contestações que considera legítimas. Ele também afirmou que acompanhará os desdobramentos do processo eleitoral e eventuais medidas adotadas.
Apesar das críticas, Zucco declarou que pretende priorizar os interesses do Rio Grande do Sul durante o próximo mandato, independentemente de quem ocupe a Presidência da República. Segundo ele, as diferenças políticas não devem se sobrepor à responsabilidade com o Estado.
Zucco acompanhou a apuração do segundo turno em Brasília, ao lado de Flávio Bolsonaro (PL).
Ao final da manifestação, o governador eleito afirmou que pretende corresponder à confiança dos gaúchos com trabalho e resultados. Também declarou que “o Brasil é maior do que qualquer governo” e reiterou o compromisso de atuar em defesa do Rio Grande do Sul.

Manifestação de Luciano Zucco
Mais uma eleição presidencial com interferências abusivas, dados contraditórios e questionamentos que precisam ser devidamente esclarecidos.
A confiança dos brasileiros nas instituições exige transparência, respeito à lei e respostas a todas as contestações legítimas. Vamos acompanhar com atenção os desdobramentos e as medidas que venham a ser adotadas.
Tenho posições políticas claras e não abro mão delas. Mas fui eleito governador para trabalhar pelo Rio Grande do Sul. Estou preparado para governar e defender os interesses dos gaúchos diante de qualquer presidente da República. Acima das diferenças políticas está a responsabilidade com o nosso Estado.
Os gaúchos escolheram um novo caminho. Vamos honrar essa confiança com coragem, trabalho e resultados, demonstrando que é possível fazer diferente.
O Brasil é maior do que qualquer governo. E o Rio Grande do Sul pode contar comigo.
Que Deus abençoe nossa terra e cuide do Brasil!





