A situação do parque do Bairro Fátima, em Bento Gonçalves, apresentou mudanças desde a visita do Jornal Semanário à comunidade, em julho. Na época, moradores apontaram problemas de manutenção do espaço, conservação das estruturas e cuidados com o lago e os animais. Agora, o local voltou a contar com um zelador responsável pelos cuidados diários.
Em julho, o presidente da Associação de Moradores, Edemar Banaseski, havia relatado que o parque, frequentado por moradores de diferentes locais, estava há mais de dois anos sem um funcionário responsável pela manutenção diária.
Desde então, conforme Banaseski, houve uma reunião com o prefeito Amarildo Lucatelli. “Teve uma melhoria significativa. Ele fez algumas colocações e prometeu que vai melhorar e refazer algumas coisas. Já conseguiu colocar um profissional para zelar pelo parque e cuidar do espaço”, relata.
Manutenção
O novo profissional atua como zelador do parque e é remunerado pela Prefeitura. Conforme Banaseski, a função envolve os cuidados de manutenção do espaço, e não a segurança do local. “Ele pinta, poda, limpa as lixeiras. Se dá um vendaval, cai galho. Ele está lá para zelar pela praça”, explica.
Para o presidente, a mobilização da comunidade e a repercussão das reivindicações ajudaram a colocar novamente o espaço em discussão. Ele diz que a reportagem publicada pelo Semanário também pode ter contribuído para esse processo. “Aquela matéria de vocês também teve repercussão. Pode ser que isso seja fruto dessa vinda para conversar com a nossa comunidade”, havia comentado Banaseski, antes da reunião com o prefeito.





