Neste 7 de setembro, a Via Del Vino foi palco do Desfile Cívico-Militar da Semana da Pátria, reunindo 38 representações de forças de segurança, grupos de escoteiros, escolas, Exército Brasileiro e Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), que desfilaram pela Rua Marechal Deodoro. Conforme dados da prefeitura, 10 mil pessoas participaram das atividades.
Neste ano, a Semana da Pátria tem como tema nacional “Os Sete Povos das Missões”, em referência aos 400 anos das Missões Jesuíticas. No âmbito estadual, a homenagem é dedicada à Polícia Civil, instituição cuja atuação remonta a meados do século XVIII. Já em Bento Gonçalves, a Comissão da Semana da Pátria definiu como tema municipal “Bento Gonçalves: A Cidade da Gente”.
A proposta municipal busca valorizar o sentimento de pertencimento e a relação da comunidade com o município, além de destacar o livro de mesmo nome, produzido por alunos das escolas municipais Princesa Isabel, Alfredo Aveline, Professora Maria Borges Frota e Lóris Antônio Pasquali Reali.

A programação teve início com a participação das forças de segurança do município, com destaque para a presença do K9 Viper, da Guarda Civil Municipal (GCM). Na sequência, desfilaram Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Defesa Civil, 43º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e os grupos de escoteiros.
A EMEFE Caminhos do Aprender abriu a participação das instituições de ensino. Na sequência, passaram pela Via Del Vino:
- EMEM Alfredo Aveline;
- EMEF Professor Noely Clemente de Rossi;
- EMEF Anselmo Luigi Piccoli;
- EEEF Irmão Egídio Fabris;
- EMEF Senador Salgado Filho;
- EMEF Ernesto Dorneles;
- EMEF Santa Helena;
- EMEF Fenavinho;
- Colégio Sagrado Coração de Jesus;
- EMEF General Rondon;
- EMEF Professora Maria Margarina Zambon Benini;
- EMTI São Roque – Professora Nilza Kovolo Kratz;
- EMEF Professor Félix Faccenda;
- EMEF Professora Liette Tesser Pozza;
- EMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves;
- EMEF Floriano Peixoto;
- EMEF São Valentim;
- EMTI Universitário;
- Impulso Bento.
A primeira etapa do desfile foi encerrada com a participação do Exército Brasileiro, com a 8ª CIACOM, 6º Bcom, 1º Batalhão Ferroviário e da Secretaria Municipal de Educação.
Tradição gaúcha conduz a Chama Crioula
Na sequência, a tradição gaúcha tomou conta da Via Del Vino com a chegada da Chama Crioula, conduzida pelo grupo de cavalgada da ABCTG, formado por gaúchos das entidades filiadas. A comitiva foi liderada pelo diretor de Cavalgada, Oedemar Detoni.

Os CTGs deram continuidade à programação, apresentando seus departamentos e invernadas e reforçando a presença da cultura gaúcha nas celebrações da Semana Farroupilha.
Os cavaleiros percorreram uma longa jornada. A saída ocorreu no dia 28, com destino a Nova Araçá. De lá, a tropa seguiu em uma jornada cultural até Paraí, onde a Chama Crioula foi distribuída aos municípios integrantes da 11ª Região Tradicionalista.
Após retornar a Nova Araçá, o grupo prosseguiu a cavalgada, passando por Fagundes Varela, Vila Flores, Capela de Santana, Nova Roma do Sul e Pinto Bandeira, até chegar oficialmente a Bento Gonçalves.
A Chama Crioula foi entregue ao prefeito Amarildo Lucatelli, que acendeu a pira e destacou a abertura das celebrações farroupilhas no município.
A programação segue até 20 de setembro, no Parque de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva, sede da ABCTG, reunindo a comunidade em torno das tradições e da cultura gaúcha.
Fotos: Janine Gelenski




