As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 acontecem entre os dias 19 e 23 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nesta edição, o programa ofertará 274,8 mil vagas em mais de 7 mil cursos de graduação em instituições públicas de ensino superior de todo o país.
Uma das principais novidades do Sisu 2026 é a flexibilização do uso das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos poderão concorrer às vagas utilizando o melhor desempenho obtido nas edições do Enem de 2023, 2024 ou 2025, sendo considerada a melhor média ponderada entre as três.
A redação do Enem aplicado no ano passado teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Com o resultado do exame, além do Sisu, os candidatos também poderão utilizar a nota para participar de outros programas federais de acesso ao ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O resultado da chamada regular do Sisu 2026 será divulgado no dia 29 de janeiro. Já o prazo para adesão à lista de espera ocorre entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro.
Ao todo, o Sisu 2026 disponibilizará 274,8 mil vagas em 7.388 cursos, distribuídos em 136 instituições públicas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site sisu.mec.gov.br.
Durante o período de inscrições, o candidato pode escolher até duas opções de curso, sendo permitido alterar essas escolhas quantas vezes desejar até o encerramento do prazo. O sistema considera válida a última opção registrada.
O Portal do Sisu também disponibiliza um simulador de nota de corte, ferramenta que permite ao candidato acompanhar, diariamente, as notas mínimas exigidas para cada curso com base na concorrência.