A Polícia Federal prendeu um homem em Serafina Corrêa, na manhã desta quarta-feira, 5 de novembro, durante a Operação Infidelis, que desarticulou uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e armas de fogo, responsável pela logística de transporte dos ilícitos.

A ação mobilizou equipes para o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão e seis de prisão preventiva, além de ordens de sequestro de bens, expedidos pela 3ª Vara Federal de Foz do Iguaçu (PR). As diligências ocorreram nos municípios de Foz do Iguaçu (PR), Fazenda Rio Grande (PR), Florianópolis (SC) e Serafina Corrêa (RS).

As investigações tiveram início em setembro de 2024, após prisões em flagrante, muitas delas realizadas com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a Polícia Federal, os entorpecentes e armamentos tinham origem em Foz do Iguaçu e eram destinados a diversos estados do país, sendo o transporte feito por via rodoviária, principalmente em caminhões.

Ao grupo criminoso foram atribuídas apreensões que totalizam cerca de 11,3 toneladas de maconha, 443 quilos de cocaína, 288 quilos de crack e 18 fuzis. Durante o curso das investigações, oito pessoas foram presas em flagrante, e os caminhões utilizados no transporte das drogas foram apreendidos.

As apurações também demonstraram que o grupo utilizava motoristas batedores, responsáveis por trafegar à frente dos veículos com a carga ilícita para monitorar a presença de barreiras policiais e garantir maior segurança às operações criminosas.