A formação de um ciclone deve causar instabilidade severa no Sul do Brasil entre o fim de quinta-feira (6) e o sábado (8). O alerta é da MetSul Meteorologia, que classifica o risco como muito alto para o Rio Grande do Sul e regiões próximas.
O sistema deve ingressar no Estado pelo Oeste entre o fim de quinta e o início de sexta-feira, com pressão atmosférica podendo atingir entre 994 e 995 hPa — valores considerados atípicos e muito baixos para o Rio Grande do Sul.
As condições mais críticas são esperadas para sexta-feira (7), com previsão de chuva forte a intensa, temporais isolados, queda de granizo e ventos intensos. A MetSul alerta para a possibilidade de alagamentos e outros transtornos, especialmente nas áreas mais próximas ao centro da instabilidade.
Em 24 horas, os volumes de chuva devem variar entre 50 mm e 100 mm em várias cidades, podendo ultrapassar esse valor em pontos isolados. Porto Alegre e a Região Metropolitana estão entre as áreas com maior potencial para precipitações volumosas.
A instabilidade também deve se estender por Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, segundo os modelos meteorológicos.
No sábado (8), o centro do ciclone deve se posicionar próximo à costa gaúcha e se deslocar gradualmente para o oceano. Mesmo após o afastamento, a circulação de umidade deve manter o tempo fechado, com chuva fraca e garoa em diversas regiões do Estado.
Foto: Agora no Vale