Entre os dias 3 e 5 de julho, a cidade de Florianópolis (SC) foi palco do Sul-Brasileiro de Capoeira, reunindo capoeiristas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Serra Gaúcha esteve representada na competição, com atletas de Nova Prata, Vila Flores, Veranópolis, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Vacaria se destacando em diversas categorias.

De Bento Gonçalves, o professor Luan Lucas de Barba garantiu o vice-campeonato na Categoria A e foi reconhecido com o prêmio de Melhor Jogo de Benguela. Já o Instrutor Willian Rodigheri Longhi, de Nova Prata, alcançou o 4º lugar na Categoria B, além de conquistar os títulos de Melhor Jogo de Benguela e Melhor Jogo de Siriúna.

Representando Veranópolis, Cassiano Carvalho sagrou-se campeão da Categoria C Verde, Verde e Roxa, sendo também premiado com os melhores jogos nas modalidades Benguela, Siriúna e São Bento da Abadá. Outro destaque foi Eduardo Pastorelo, também de Nova Prata, que ficou em 3º lugar na Categoria D e levou os prêmios de Melhor Jogo de Benguela e de Siriúna.

Na mesma categoria, Pedro Henrique Ramos Prudêncio, de Bento Gonçalves, ficou com a 4ª colocação e foi reconhecido como Melhor Corda Azul. Já na Categoria E (até 16 anos), o jovem capoeirista Kelvi da Silva Nunes, também de Bento Gonçalves, foi premiado como Melhor Corda Crua e Azul.