A manhã do último domingo, 6, de julho, entrou para a história esportiva de Carlos Barbosa. Dentro da programação do 33º FestiQueijo, foi realizada a 1ª Meia Maratona FestiQueijo, e quem cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na prova feminina foi a atleta Hélen Spadari, consagrando-se campeã da estreia da competição.
Com largada às 7h, na Rua Maurício Cardoso, atrás da Rua Coberta, a meia maratona teve percurso de 21 quilômetros e contou com trechos desafiadores, passando pelo interior do município, na região do Desvio Machado. A prova integrou uma programação esportiva que também incluiu a 10ª Rústica (6,6 km) e a Minirrústica para o público infantil, reunindo ao todo 661 atletas de diversas faixas etárias.

“É um marco histórico para a cidade ter essa distância na FestiQueijo, e também para mim por ser a campeã da primeira edição”, comemorou Hélen. “É uma distância que eu não costumo fazer, então foi desafiador. Mas entrei tranquila, buscando uma boa performance, um bom tempo. Fico feliz pelo meu resultado, por ser campeã. Foi apenas a segunda meia-maratona da minha carreira”, revela.
A atleta destacou ainda a presença de corredores de alto nível, vindos de diferentes regiões do Estado, o que valoriza ainda mais a conquista. “Tinham atletas de alto rendimento, tanto no feminino quanto no masculino. Então, é bem importante essa vitória”, afirmou.
Além do aspecto esportivo, a vitória teve um significado pessoal para Hélen, que iniciou sua trajetória no atletismo justamente em Carlos Barbosa. “Foi uma das primeiras cidades onde comecei minha carreira esportiva, lá com nove anos. Então, fico bem contente de poder estar aqui ainda, treinando na região e participando dessas provas”, finaliza, emocionada.