O nível do Guaíba segue em elevação e provocou o avanço das águas sobre um trecho da Orla de Porto Alegre no início da tarde desta segunda-feira (23). De acordo com a medição realizada às 13h na Usina do Gasômetro, o lago está com 3,28 metros — acima da cota de alerta pelo quarto dia consecutivo e a apenas 32 centímetros da cota de inundação, que é de 3,60 metros.

O transbordamento atinge parte das quadras esportivas e das áreas de lazer localizadas na Orla, além de provocar alagamentos em ruas do bairro Ipanema, na Zona Sul da Capital.

Segundo o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a previsão indica que os níveis do Guaíba devem se manter acima da cota de alerta nos próximos dias.

Considerando as chuvas ocorridas nas últimas 24 horas na bacia, podem ocorrer elevações adicionais chegando a cerca de 3,4 metros nos próximos dias. Estes valores são próximos da cota de inundação, que é de 3,6 metros neste local. Podem, ainda, ocorrer oscilações e ondas relacionadas a efeitos dos ventos”, informou o IPH.

O cenário mantém a atenção das autoridades e da população ribeirinha, que já convive com os impactos da elevação do lago desde a última semana.