O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), interditou totalmente a BR‑470 no trecho entre Bento Gonçalves (km 202, Caineli) e Veranópolis (km 185, Belvedere do Espigão) por conta do elevado volume de chuva registrado na última terça-feira (17), na região da Serra das Antas.
A precipitação ultrapassou 50 mm em 24 horas, aumentando o risco de deslizamentos e provocando acúmulo de lama e galhos na pista. O último comboio para veículos leves sai de Bento às 20h30, enquanto em Veranópolis haverá saída até 19h30. Após esse horário, o trecho ficará completamente bloqueado até a manhã de quarta-feira (18).
Segundo o DNIT, a liberação do tráfego depende de avaliação técnica das condições da pista. A partir das 8h em Bento e 9h em Veranópolis, a interdição será revista e, se segura, o sistema de comboio deve ser retomado
Como alternativa, motoristas têm a rota pela RS‑431 via Cotiporã, embora também sujeita a bloqueios devido à instabilidade nas rodovias estaduais O DNIT e a PRF orientam que os condutores evitem tráfego na região até a normalização da via.
Foto: DNIT