DE DARCY POZZA
Um dia, o então Prefeito Darcy Pozza, pediu minha atenção e opinião sobre “o que eu achava de colocar fulana como Secretária de Turismo”. E eu respondi: “ela é uma pessoa dinâmica, competente no que faz, mas tem uma personalidade marcante, tem suas convicções, seus princípios, será difícil moldá-la a uma ação política alinhada aos teus princípios, assim será difícil também inclusive demiti-la, sem sofrer determinado ônus”. Darcy a nomeou Secretária de Turismo. Tempos depois ele me consultou novamente e questionou “como eu faço, na tua opinião, demiti-la” e eu falei: “como ela é competente arruma um cargo em instância superior” e a ex-secretária foi exercer funções como Secretária Adjunta da Secretária de Turismo do RS, assim, todos de ficaram felizes.
DE PASIN
Quando Pasin era Prefeito, seu Secretário era César Gabardo. Personalidade forte, intelectualizada, César divergiu de Pasin, ou Pasin dele, isso não veio à tona, mas a briga foi intensa a posição de Pasin pareceu ser muito clara “aqui mando eu e os incomodados que se retirem”. César, que era Secretário, adotou uma posição de música carnavalesca “daqui não saio, daqui ninguém me tira”, e, diante do tumulto e constrangimento que se criou Pasin o demitiu.
DE MARINA SILVA
O LULA deve estar pensando como Darcy Pozza. Como tirar Marina do cargo, se ela, convicta, centrada, idealista, não dá o braço a torcer, e arruma “encrenca” toda hora, cá prá nós, com razão, porém, como colocar idealismo, bem comum na cabeça de certos políticos? Anotem, após o rescaldo, Marina vai cair “para o bem do povo e felicidade geral da nação”, leia-se dos interesses políticos, vai cair.
DE BOLSONARO
BOLSONARO E ONYX? Eu pensei, não vai dar, aprendi com meu avô ao ouvi-lo dizer que “dois bicudos não se beijam”. De Ministro Chefe da Casa Civil, Bolsonaro colocou Onyx em tudo que é lugar, sua personalidade forte, agressiva, deu pra ver no debate nas eleições ao Governo do Estado, beirando a tirania, particularidades que confundem sua competência. Resultado? Bolsonaro “tirou o ONYX de campo” que acabou, ao final de tudo, indo para o exterior onde ficou por longo tempo, deixando, como legado político, seu filho Rodrigo Lorenzoni como Deputado Estadual. Posso dizer que ele, politicamente, não saiu “igualzito ao pai”, mas parecido, só parecido, é um bom Deputado. Onyx está de volta, adocicado.
DE TRUMP E MUSK
O Presidente Americano não está satisfazendo a 60% do povo americano. Mas o mundo está se curvando a seus pés, estejam, seus métodos e sua forma de ser, corretos ou não. Ele está fazendo ressurgir o sentimento nacionalista americano, assim como Putin, Milei, Meloni, em seus respectivos países. Dez países europeus fecharam questão, vão tirar do país migrantes em situação irregular e barrar o ingresso de novos migrantes. Nesta forma de ser e de governar Trump tinha a seu lado o Musk, o homem mais rico do mundo. Construíram juntos a tomada do poder e iniciaram a gestão dos interesses americanos. No entanto, no decorrer de curto espaço de tempo, divergiram, se desentenderam e brotou de Trump a premissa do “aqui mando eu”. A divergência foi para a rede social e vem a pergunta: quem tem mais força, o poder ou o dinheiro? Musk tem o dinheiro, Trump tem o dinheiro e o poder. Quem então manda mais? Fiquem pensando, mas não sem ouvir, de segunda a sexta, às 11:45 horas, meu comentário na Rainha FM 90.9.
BOM MOMENTO
Oscar Ló é o Presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Brotou como liderança, desde menino, dentro da empresa. Provou, na trajetória, sabores e dissabores, mas hoje, Cooperativa e cooperativados andam de mãos dadas e vivendo bons momentos, coroados com conquistas de premiações de seus produtos. Isso se deve não só pela liderança fluente, operosa e cordial de Ló, mas também pela coesão, espírito de doação e qualidade profissional da equipe que está sob seu comando. Nesta terça-feira a Cooperativa apresentou, na presença de lideranças, autoridades e imprensa, sua linha de vinhos, derivados da safra 2025, “uma safra excepcional” definiu seu enólogo chefe. Estive lá, é um encanto percorrer o interior da empresa, moldado também a recepção turística. Os vinhos lançados priorizam e particularizam de certa forma a tendência dos consumidores. Na apresentação cada produto era revelado de forma criativa, muito do gosto também da veia poética e literária do Prefeito Sérgio Chesini, cuja trajetória empresarial e comunitária conheço bem a ponto de avalizar que Garibaldi está muito bem de Prefeito. Além de conduzir as lideranças em harmonia ele conduz e assiste seus munícipes como se fossem filhos, dá para ver em seus gestos e palavras. O Centro Histórico de Garibaldi foi preservado se tornando um cenário encantador, agregado pela cooperativa e outras empresas do ramo Vinícola que compõe, com propriedade, a junção da modernidade com o passado histórico. Sempre gostei de Garibaldi, desde os momentos de estudante, muitos encontros de amigos, muitos eventos memoráveis e muitas lembranças, como o nascedouro político do Deputado Victor Faccioni que, a bordo da Maria Fumaça, ficava discursando o tempo todo em viagens de três dias para Olimpíadas Estudantis na fronteira e adjacências. Quantos tombos na pista de esqui até eu me conformar que eu me dava bem mesmo era descendo aquela rampa não de ESQUI, mas sim de SACOBUNDA, isto é, com a bunda encima de um saco. Mesmo assim, às vezes, eu tinha problemas, empacava no meio do caminho e, até virem me rebocar, eu ficava contemplando a Cooperativa Garibaldi. E o CAFÉ LUNA PARK, tradicional do município, quantas e quantas horas, algumas com a bunda dolorida, eu fiquei sentado naquelas cadeiras, éramos nós, os jovens, com as torradas, Pepsis, gins tônicas, tendo ao lado o olhar analítico dos “menos jovens” e seus cafezinhos. LAMPIÃO DE GÁS, “LAMPIÃO DE GÁS, QUANTA SAUDADE VOCÊ ME TRAZ”!

REGISTRO
Não tenho como deixar de expressar meu profundo sentimento de pesar pelo falecimento de Rômulo de Jesus de Freitas, companheiro, de longas jornadas, da amiga Ivane Favero, competentíssima Secretária de Turismo de Bento, no Governo Lunelli, do município de Garibaldi e, hoje, com seu site VIAJANTE MADURO, conceituado internacionalmente. Rômulo foi também conceituado advogado tributarista.

CURTAS E PODEROSAS
- Na Suíça, uma montanha, não aguentou o peso da neve e veio abaixo soterrando uma linda cidade. Seus moradores haviam sido removidos diante do perigo iminente.
- A Conferência Nacional dos Bispos divulgou nota repudiando e denunciando a gravidade do Projeto de Lei que cria uma Lei Geral do Licenciamento Ambiental, aquela que a Ministra Marina também é contra.
- José Locatelli, garibaldense, 67 anos, foi o primeiro a percorrer a ROTA DOS CAPITÉIS. Passou por 48 Igrejas e 62 Capitéis, não sem responder se estava pagando promessas. Durante 10 dias caminhou 33 quilômetros diários. Ele já havia feito 800 quilômetros nos caminhos de SANTIAGO DE COMPOSTELA, na Espanha. Você não está afim de fazer a caminhada?
- A vida e morte de Maradona, um enredo de filme, agora com um novo capítulo. A juíza deixou o julgamento dos 7 acusados pela morte do jogador em 2020. Ela foi acusada de permitir a entrada de câmeras nas audiências para a produção de um documentário sem que as partes consentissem. Mesmo ela tendo negado, o júri foi anulado após já terem sido ouvidas mais de 40 testemunhas.
- PSDB e PODEMOS consolidaram a aliança, com os tucanos afirmando que “a aliança se dá para contrapor ao LULISMO e ao BOLSONARISMO”. A discussão, entre os dois partidos, é “quem vai comandar a aliança”. Todos querem. Vale lembrar que o Prefeito Diogo é PSDB. “Uma pataca de ouro” para quem adivinhar o que pensa o Prefeito a respeito do assunto.
- Direção da COOPERATIVA VINÍCOLA GARIBALDI, embarcou hoje para a Itália, especificamente para a região de Piemonte e Vêneto. Levando junto 12 viticultores fornecedores da vinícola, escolhidos por meritocracia. Produção de espumantes, este será o foco principal, na viagem.
- Finalmente o Governo do Estado e o Governo Federal se entenderam em torno do bem comum: o Estado vai destinar recursos no valor de 34 milhões para impulsionar a construção, via 11 cooperativas, de 1.689 residências do MINHA CASA MINHA VIDA, em onze municípios.
- “ERECHIM, O MELHOR DA GENTE É O MEIO AMBIENTE”, é a mensagem que, no momento, você ouve quando se liga para a Prefeitura Municipal de Erechim.