A proximidade da 20ª Fenavinho e da 33ª ExpoBento marca um período de intensa divulgação e encontros importantes para fortalecer os vínculos com a comunidade e a imprensa. Nesta semana, a Corte da Fenavinho, formada pela Imperatriz Laura Caroline Pouluk Strozak e as Damas de Honra Graziele Miszevski e Yasmin Luiza de Lima Barbacovi, estiveram no Sistema S de Comunicação, onde foram recebidas pelo diretor Henrique Alfredo Caprara. Junto ao diretor-geral da 33ª ExpoBento, César Anderle, participaram de entrevistas ao jornal Semanário e à Rádio Rainha, levando informações, convites e muita emoção.

Durante a visita, a comitiva entregou oficialmente o convite para a festa e presenteou o diretor Henrique Caprara com um abajur em forma do Pipa Pórtico, símbolo arquitetônico e afetivo de Bento Gonçalves, reforçando a valorização da identidade local.

Fenavinho da inclusão

A 20ª Fenavinho marca um momento histórico ao destacar a inclusão como um de seus principais valores. Yasmin Luiza de Lima Barbacovi, uma das Damas de Honra, é a primeira mulher surda a integrar a Corte e representa um marco de representatividade para a comunidade surda e para Bento Gonçalves. “Representar a Fenavinho e a ExpoBento está sendo muito gratificante. É um marco histórico para mim, para a nossa cidade e para toda a comunidade surda. Quero mostrar que nós, surdos, somos capazes, que temos visibilidade e que tudo é possível”, declara Yasmin.

Ela relembra que o caminho até a escolha da Corte é repleto de desafios e momentos de insegurança, mas que o apoio da família, da intérprete Stephanie Cruzetta e da própria comunidade é essencial para sua permanência. “Algumas vezes pensei em desistir por conta da dificuldade na comunicação, mas nunca me senti incapaz. Sempre quis continuar e provar que a Fenavinho é, acima de tudo, união e representatividade”, afirma Yasmin.

A Imperatriz Laura Caroline Pouluk Strozak reforça como a convivência com Yasmin transforma não apenas a dinâmica do grupo, mas amplia a visão de mundo de todos. “A nossa comunicação sempre é um desafio, mas se torna uma oportunidade incrível. Aprendemos muito com a Yasmin e com a comunidade surda. Já recebemos vários visitantes surdos, inclusive no Vinho Encanado, onde dançaram conosco. É uma troca muito rica”, destaca Laura.

Stephanie Cruzetta, intérprete de Libras que acompanha Yasmin desde o início do processo, compartilha como essa experiência também a transforma pessoalmente. “Está sendo uma experiência única. Nunca imaginei viver algo assim. Desde o primeiro momento me sinto parte desse quarteto real. Não é só a Yasmin que está incluída, mas eu também. Somos uma família de verdade”, revela Stephanie, emocionada.

O diretor-geral da ExpoBento, César Anderle, complementa com uma reflexão sobre como a presença de Yasmin inspira uma nova forma de relacionamento e comunicação. “A Libras nos ensina a olhar nos olhos, a prestar atenção ao outro. Isso é inclusão: enxergar, dedicar-se, estar presente. Aprendemos a valorizar o olhar e a presença do outro. Isso transforma a festa e as pessoas que a constroem”, pontua César.

Yasmin, com serenidade, resume o sentimento que move essa edição histórica da Fenavinho. “Estamos vivendo uma história, e é isso que representa a Fenavinho: uma história que se vive. Estou muito feliz de poder representar a nossa cultura, a nossa festa e também a nossa cidade, mostrando que todos podem estar incluídos. A Fenavinho é, e sempre será, um espaço para todos”, finaliza, orgulhosa.

Convívio e aprendizado

A Imperatriz ressalta como a convivência entre as integrantes da Corte se transforma em um processo contínuo de aprendizado e fortalecimento. “Desde o início sabemos que a comunicação seria um desafio, mas transformamos isso em uma oportunidade. Estamos aprendendo muito com a Yasmin e com a comunidade surda, e isso nos prepara para receber melhor todos os públicos”, afirma. Ela também destaca a alegria ao perceber o impacto dessa representatividade. “A Yasmin traz a comunidade surda com ela, eles participam ativamente, como no Vinho Encanado, quando dançaram conosco e fizeram um trenzinho. É uma troca muito rica e intensa. Cada evento é uma oportunidade de conexão e afeto”, complementa.

Graziele Miszevski, outra Dama de Honra, reforça a intensidade e o envolvimento emocional que marcam o dia a dia da Corte. “A Fenavinho já faz parte da nossa rotina, é como se estivesse entranhada na nossa vida. Representar a festa, a nossa cidade, as mulheres gaúchas, é um orgulho imenso. E neste ano, em que celebramos os 150 anos da imigração italiana, o significado é ainda mais profundo. Estamos carregando uma herança, um legado”, declara com entusiasmo.

Tradição e inovação

O diretor-geral da 33ª ExpoBento, César Anderle, salienta os desafios de liderar uma das maiores feiras multissetoriais do país. “São 32 edições de sucesso e, agora, na 33ª, a responsabilidade aumenta. Mas somos guerreiros, forjados na luta, como nos ensinaram nossos imigrantes italianos”, frisa. Ele destaca inovações desta edição, como a ampliação e organização do estacionamento para melhor fluidez, a instalação de dois ambulatórios, um na entrada principal e outro no espaço da Fenavinho, além da constante preocupação com segurança e conforto para os visitantes.

César também enfatiza a grandiosidade da feira deste ano: mais de 500 expositores, sendo aproximadamente 40% deles estreantes. “É a maior feira multissetorial do país, mas é, sobretudo, uma feira da família, da cultura e da gastronomia”, explica. No espaço da Fenavinho, 18 vinícolas apresentarão seus vinhos de excelência. “A Fenavinho é o símbolo-mãe da nossa cidade”, completa Anderle.

Atrações e programação diversificada

A Corte detalha as principais atrações da Fenavinho e da ExpoBento, que ocorrem de 12 a 22 de junho, na Fundaparque. Laura convida a comunidade a participar e destaca com entusiasmo as novidades. “Teremos mais de 500 expositores, muitas atrações culturais, como o desfile pet, o bingo e grandes shows. Um dos destaques é o show nacional com Luan Santana, que promete encantar o público. Também teremos dias temáticos, como o da bandinha e o domingo da família, momentos pensados para acolher todos os perfis de visitantes”, ressalta.

Ela ainda reforça o caráter plural do evento: “Vai ter pagode, rock, música tradicional, circo para as crianças… E, claro, a participação especial do grupo paranaense Duas Mulheres, que vão cantar em italiano, numa homenagem belíssima aos 150 anos da imigração italiana. A festa está imperdível”, garante Laura, transmitindo entusiasmo e carinho pelo evento que representa.

Preparação intensa

A rotina da Corte é intensa, com agendas de divulgação, eventos e ensaios que exigem preparo físico, mental e emocional. “São muitas horas em cima do salto, com vestido, maquiagem… Mas temos uma sinergia muito forte, uma sempre puxa a outra. Isso nos ajuda a manter a energia lá em cima”, afirma Graziele, destacando o companheirismo entre as três.

Laura revela como cuidam da saúde e da disposição para enfrentar a maratona de compromissos. “Durante a preparação, tomamos todos os shots de imunidade indicados, usamos própolis, cuidamos da alimentação… Nosso preparador até proibiu a gente de ficar doente! E funcionou: no ano passado só fiquei doente depois que tudo terminou”, conta, rindo. Yasmin sintetiza o sentimento coletivo da Corte ao afirmar: “Estamos vivendo uma história. E é isso que a Fenavinho representa: uma história que se vive. Temos muito orgulho de fazer parte disso”, conclui.