Evento contará com a participação de mais de dois mil atletas

Neste domingo, 9 de fevereiro, será dada a largada para mais uma edição da Maratona do Vinho, com trajetos por Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. Neste ano, o evento celebra os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Com largada no Centro Esportivo Darvin João Geremia, em Bento Gonçalves. A iniciativa, além de uma maratona esportiva, coroa a temporada da colheita da uva, e permite o resgate de tradições típicas.

Edição dos 150 anos da imigração italiana
Em sua 11ª edição, a Maratona do Vinho tem 2 mil atletas inscritos para cinco provas, que compreendem circuitos de 7km (corrida e caminhada), 21km, 42km e revezamento. Os trajetos percorrem Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul e, ao longo do percurso, os atletas profissionais e amadores passam por parreirais, vinícolas e pontos chamados de Vino Stop, locais em que fazem a troca do bastão do revezamento e aproveitam para recarregar a energia com os produtos da região, como uva, suco e vinho, além de apreciar shows musicais e danças típicas.


Importância do evento
O atleta maratonista Gregório Lavandoski, responsável pelo evento e detentor de uma extensa galeria individual de troféus, medalhas e prêmios conquistados em provas no Brasil e exterior, destaca a importância da Maratona do Vinho. “O turismo, a cultura, a gastronomia e o esporte se aliam numa grande festa. Os participantes percorrem os trajetos prestigiando belas paisagens rurais e o agradável aroma das uvas. É uma grande celebração, com diversas premiações e muita música, inclusive, com um hino próprio do evento”, diz.

Em seus 40 anos de carreira, Lavandoski teve grande êxito em sua vida como atleta, com importantes reconhecimentos, como títulos à nível estadual, nacional e internacional. Sua paixão pelo atletismo reflete na expansão da Maratona do Vinho, que começou com 200 atletas e, hoje, reúne 2 mil inscritos, além dos acompanhantes.

Imagem: Foco Radical / arquivo

A festa já faz parte do calendário da Vindima, da colheita da uva, na Serra Gaúcha, e tornou-se tradicional no Vale dos Vinhedos, atraindo pessoas de todos os estados brasileiros e, inclusive, de outros países.

Nesta edição, todos os participantes das provas receberão medalha de participação, e os cinco primeiros maratonistas (da prova de 42km) receberão troféus e uma porcentagem do seu peso corporal em vinho.

Como parte dessa grande festividade, três bandas se apresentarão no ponto de chegada, para que todos possam aproveitar as atividades envolvidas em repertórios musicais. “Na Maratona do Vinho, o grande índice que os atletas podem, e devem, atingir é o da felicidade”, destaca Lavandoski.

Em 2024, Ivania Rambo (Fetter Trail), foi a vencedora geral (feminino) no circuito de 42km, concluíndo a prova em três horas, 47 minutos e 41 segundos, quatro minutos de vantagem em relação à segunda colocada, Roberta Nozari (Krakatoa).

Já no masculino, na prova de 42km, o ganhador foi Evandro Audibert (sem equipe), que concluiu o trajeto em três horas, 13 minutos e 54 segundos, também com uma vantagem de cerca de quatro minutos do segundo lugar, Luan Dupont (F3).

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site da Maratona do Vinho. O contato com a organização pode ser feito através do e-mail: gregoriolavandoski853@gmail.com.

Trajeto da Maratona do Vinho

Imagem da capa: Foco Radical / Arquivo