Grêmio encara o Juventude no Jaconi; Inter recebe o Brasil-RS no Beira Rio
Na noite de hoje, 5 de fevereiro, será dada a largada para a 5ª rodada do Campeonato Gaúcho 2025, essa que antecede a rodada do clássico GreNal. O principal destaque é um confronto entre equipes da Série A do Brasileirão, Juventude x Grêmio, que se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Já o Inter, entra em campo um pouco mais cedo, às 20h, quando recebe o Brasil-RS no Beira Rio.
Tanto Grêmio quanto Inter, devem ir com equipes alternativas, priorizando os titulares para o Clássico GreNal, que ocorre no próximo sábado, 8 de fevereiro, às 21h.
CONFRONTOS DA RODADA:
QUARTA-FEIRA (05/02):
- 19h: Avenida x Caxias – ge.globo e GZH
- 20h: Internacional x Brasil-RS – Premiere
- 21h30min: São Luiz x Pelotas – ge.globo e GZH
- 22h: Juventude x Grêmio – RBS TV, Premiere e SporTV
QUINTA-FEIRA (06/02):
- 19h: São José x Ypiranga – ge.globo e GZH
- 21h30min: Monsoon x Guarany – ge.globo e GZH
Juventude x Grêmio
O Papo, que vem de vitória no Clássico CaJu, deve ir com força máxima para o confronto contra o Grêmio, repetindo praticamente toda a escalação. A principal dúvida é na ponta-direita, onde Ênio vinha sendo o titular, porém, no último jogo, Batalla iniciou a partida neste setor, e deve ter continuidade. Entre os desfalques alviverdes, estão Gilberto, Caíque e Rodrigo Sam, que devem perder todo o Campeonato Gaúcho; e o zagueiro Adriano Martins, que se recupera de uma lesão à curto prazo. Cipriano, recuperado de lesão, deve voltar a ficar à disposição de Fábio Matias.
Já o Grêmio, comandado por Gustavo Quinteros, empolgado pelas três goleadas consecutivas, deve poupar alguns jogadores na partida contra o Juventude, priorizando o Clássico GreNal; nomes como Villasanti, Cristaldo e Braithwaite devem ficar no banco.
Entre os desfalques confirmados no Tricolor, estão o zagueiro Kannemann, com lesão à longo prazo; o lateral Mayk, este com uma lesão menos grave; e o lateral Igor Serrote e o atacante Nathan Fernandes, em compromisso com a Seleção Brasileira sub-20.
A partida será uma oportunidade para Quinteros dar minutos no time titular para nomes como Cuéllar, Edenílson, Monsalve e Arezo, que mesmo sendo reservas, agradaram o torcedor gremista com o futebol apresentado neste início de temporada.
Tiago Volpi, goleiro recém contratado, deve fazer a sua estreia na meta Tricolor.
No histórico do confronto, o Grêmio leva ampla vantagem. Em 137 jogos, são 70 vitórias do Tricolor; 43 empates; e 24 vitórias do Juventude. Em 2024, as equipes se enfrentaram cinco vezes; com duas vitórias do Grêmio, uma do Juventude, e dois empates; no ano passado, ambos os clubes fizeram a final do Gauchão, onde o Grêmio levou a melhor e sagrou-se heptacampeão gaúcho.
A transmissão do jogo de hoje fica por conta da RBS TV, SporTV e Premiere.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO:
JUVENTUDE (4-3-3): Gustavo; Ewerthon, Abner, Wilker Ángel e Felipinho; Daniel Giraldo, Jádson e Gustavo Mandaca; Batalla (Ênio), Giovanny e Erick Farias. Técnico: Fábio Matias.
GRÊMIO (4-2-3-1): Gabriel Grando; João Lucas, Gustavo Martins, Natã e Pedro Gabriel; Cuéllar e Edenílson; André Henrique, Monsalve e Aravena; Arezo Técnico: Gustavo Quinteros.
![](https://jornalsemanario.com.br/wp-content/uploads/2025/02/53841909086_dbd46ce027_k-1024x583.avif)
Inter x Brasil-RS
Assim como o Grêmio, o Internacional, de Roger Machado, priorizando o Clássico GreNal, também deve ir com um time alternativo, diante do Brasil-RS, no Beira Rio, hoje, às 20h, interrompendo a sequência de quatro jogos consecutivos com a equipe titular na competição. Até agora, o Inter soma três vitórias e um empate no Gauchão, ocupando a liderança do grupo B, com 10 pontos.
A principal novidade para o jogo de hoje, é o lateral-esquerdo Ramon, anunciado na última sexta-feira, 31 de janeiro, que já está regularizado para estrear. Kaique Rocha, também deve estar entre os titulares, fazendo sua reestreia pelo Colorado; enquanto nomes como Nathan, Rogel, Ronaldo, Vitinho, Yago Noal e Valencia, pouco aproveitados até então, devem receber sequência no time titular.
Jogadores como Bruno Tabata e Sergio Rochet, em recuperação de problemas físicos, seguem de fora, assim como Gabriel Mercado e Bruno Gomes (rompimento do ligamento cruzado do joelho), Gustavo Prado e Ricardo Mathias (com a Seleção sub-20).
Já o Xavante, faz uma campanha razoável neste início de campeonato, somando uma vitória, dois empates e uma derrota nos quatro primeiros jogos. O triunfo foi justamente na última rodada, contra o São José, no Bento Freitas.
O desfalque da equipe de Pelotas fica por conta do atacante Gabriel Moysés, que cumpre suspensão após expulsão no último jogo.
A partida terá transmissão do Premiere.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO:
INTER (4-2-3-1): Anthoni; Nathan, Rogel, Kaique Rocha e Ramon; Luis Otávio e Ronaldo; Carbonero, Yago Noal (Lucca) e Vitinho; Valencia. Técnico: Roger Machado.
BRASIL-RS (4-2-3-1): Wellington; Murillo Lima, Guilherme Cerqueira, Bruno Miguel e Higor; Juliano Fabro e Gelati; Histone, Kauê e Charopem; Mayco Félix. Técnico: William De Mattia.
![](https://jornalsemanario.com.br/wp-content/uploads/2025/02/53530172098_a315684192_k-1024x683.avif)