Na oitava reportagem da série “Bento que acolhe”, Susana Comparin e Alcindo Riviera contam das ações desempenhadas pela Associação
Fundada em 11 de outubro de 2015, a Associação Anjos Unidos nasceu do sonho de Alcindo Riviera, sua esposa Ivanice e sua filha Amanda. A iniciativa foi motivada pela necessidade de oferecer apoio a pessoas com deficiências e seus familiares, promovendo inclusão, igualdade e socialização.
Projetos sociais e impacto na comunidade
Atualmente, a entidade atua em duas frentes principais. A Associação Anjos Unidos, sob a direção da presidente Susana Comparim e do vice-presidente Dervil Roratto, coordena a filantropia, ouvidoria e encaminhamento de famílias com pessoas com deficiência e idosos em situação de abandono. A frente também administra o Brechó Anjos Unidos e oferece oficinas de costura, artesanato e reforço escolar, buscando estimular a autonomia e renda das famílias atendidas. “A partir de março do corrente ano, como forma de incentivo, socialização e também para que possa vir a ser parte da renda das famílias, a Associação oferecerá oficinas, tais como iniciação à costura, costura criativa, artesanato, reforço escolar e outras que estamos em busca para ampliar e manter uma aproximação e cadastro ativo”, salienta a presidente atual da entidade, Susana Comparim.
Já a segunda frente, o Vilarejo de Integração Anjos Unidos, é coordenada por Alcindo e Ivanice Riviera, e se destaca como um espaço adaptado para pessoas com deficiência, oferecendo tratamentos terapêuticos, atividades culturais, esportivas e de lazer. “Aberto também para visitação do público em geral e para grupos maiores sob agendamento”, destaca.
Entre as campanhas realizadas, destaca-se o “Concreto do Bem”, que incentiva a doação de materiais para construção do Vilarejo, e a “Sua Ajuda é uma Mão na Roda”, que arrecada tampinhas plásticas e lacres de alumínio para a compra de cadeiras de rodas e equipamentos de mobilidade, que são doados ou emprestados sem custo, a quem precisa.
Desafios e necessidades
Apesar do impacto positivo, a Anjos Unidos enfrenta desafios constantes. A maior dificuldade é a falta de doações regulares de alimentos, produtos de higiene e voluntários fixos.
Atualmente, a instituição conta com alguns parceiros e uma estagiária cedida pela prefeitura, mas busca ampliar seu quadro de apoio.
A entidade precisa de doações de alimentos, produtos de limpeza e higiene. “Atualmente contamos com alguns parceiros que nos ajudam mensalmente com valores e doações diversas, mas sempre precisamos de alimentos de modo geral. De limpeza precisamos de amaciante, desinfetante detergente, água sanitária. Já de produtos de higiene precisamos de sabão líquido, em pó ou em barra, lenços umedecidos, pomada para assadura, escova dental, creme dental, sabonete, absorventes, xampu, condicionador, aparelho de barbear e papel higiênico”, destaca Susana.
Os recursos financeiros são obtidos por meio de doações, eventos beneficentes e vendas do bazar.
Riviera compartilha os desafios do voluntariado. “Não temos como avaliar número de voluntários, pois não são fixos, estamos em constante convite e busca para que o voluntariado cresça em nosso meio, pois se faz muito necessário”, frisa.
Histórias que marcam
Ao longo dos anos, a Associação Anjos Unidos proporcionou momentos inesquecíveis. Um dos mais marcantes foi a emoção de um cadeirante ao participar de um passeio de kart adaptado, onde conseguiu pilotar novamente e deu 15 voltas no kartódromo.
Outra história inspiradora foi a de Maurício, também cadeirante, que teve um carrinho de lomba adaptado especialmente para ele e conquistou o segundo lugar em uma competição local.
Planos e como ajudar
O principal objetivo da associação é expandir seu atendimento dentro da comunidade e garantir assistência ao maior número possível de pessoas. Para isso, conta com o apoio da população, seja por meio de doações de bens, voluntariado ou parcerias.
Quem deseja contribuir pode entrar em contato pelo telefone: +55 (54) 99928-4452. Além disso, a instituição está com uma campanha de arrecadação de doações atualmente, principalmente alimentos e produtos de higiene. O local de entrega é na Rua Amadeu Ariolli, 320, no bairro Licorsul. Também é possível contribuir pelo pix anjosunidos@anjosunidos.com.br. A solidariedade é o que move a entidade Anjos Unidos, e qualquer ajuda faz diferença na vida das famílias atendidas.