Com show de Cristaldo, Grêmio se impõe diante do São Luiz e goleia, por 5 a 0

Na tarde deste sábado, 1 de fevereiro, a partida entre Grêmio x São Luiz, na Arena, abriu a quarta rodada do Gauchão. O Grêmio, comandado por Gustavo Quinteros, foi intenso do primeiro ao último minuto de jogo, e aplicou uma sonora goleada.

Logo aos cinco minutos, o Grêmio chegou a abrir o placar com Braithwaite, mas após quatro minutos de checagem, o gol foi anulado com auxílio do VAR.

O Tricolor seguiu no ataque, e aos 25, finalmente abriu o placar. Villasanti encontrou Braithwaite na entrada da área, o atacante tocou para Cristaldo, que finalizou na saída do goleiro Gianezi, Grêmio 1 a 0.

Aos 31, mais uma chance perigosa para a equipe da área. Aravena, dentro da área, recebeu a bola, ajeitou e chutou na trave. Minutos depois, o Grêmio ampliou a vantagem, e com mais um gol do camisa 10. Cristaldo recebe dentro da área, ajeita, e chuta com força com a perna esquerda, estufando as redes, 2 a 0 para o Grêmio.

O Grêmio não deixou o São Luiz respirar, e logo em seguida, ampliou a vantagem: aos 42, Cristaldo dominou, tocou por cima do goleiro Gianezi e a bola foi no travessão. No rebote, Aravena, com o gol aberto, apenas tocou a bola para o fundo da rede, 3 a 0 para o Tricolor.

Primeiro tempo encerrado com uma grande vantagem da equipe gremista.

Cristaldo, o cara da partida

A primeira boa oportunidade na etapa derradeira, foi do São Luiz: com menos de um minuto, Da Silva recebeu na entrada da área e chutou no canto, mas Gabriel Grando defendeu.

Aos 16, saiu a primeira chance perigosa pra o Grêmio na segunda etapa: em cobrança de falta, Cristaldo lançou a bola na área, ela sobrou para Viery, que finalizou, e no meio do caminho, Jemerson desviou, obrigando o goleiro Gianezi a defender a queima-roupa.

Aos 26, mais uma boa chance para a equipe de Ijuí. Muriel cruzou na área, e Henrique Ávila, finalizou por cima do gol. Aos 29, o treinador Gustavo Quinteros promoveu as primeiras alterações do Grêmio na partida, e foram logo quatro de uma vez: Gustavo Martins, Cuéllar, Edenílson e Monsalve nos lugares de Jemerson, Dodi, Pavón e Monsalve, respectivamente.

As alterações, logo surtiram efeito, aos 35, Monsalve lançou para Edenílson no lado direito do campo, ele cruzou para Aravena, que finalizou, e esbarrou no goleiro Gianezi. No rebote, a bola sobrou para Monsalve, que desta vez, não deu chances para o adversário, 4 a 0.

Mesmo com a goleada no placar, a equipe de Gustavo Quinteros não tirou o pé. Aos 43, Edenílson lançou para Braithwaite, que venceu a marcação, ficou cara-a-cara com o goleiro, e finalizou com precisão, 5 a 0 para o Tricolor.

Fim de jogo: Grêmio 5 a 0 São Luiz.

Com a vitória, o Grêmio dá continuidade a sua campanha impecável no Gauchão 2025: três vitórias e um empate em quatro jogos, com 12 gols marcados e nenhum sofrido. O Tricolor está na liderança do grupo A, com 10 pontos, oito a frente do vice-líder Guarany. Na quarta-feira, 5 de fevereiro, a equipe de Gustavo Quinteros terá o primeiro grande teste na temporada, um confronto contra o Juventude no Alfredo Jaconi, às 22h.

FICHA DE JOGO:

Grêmio 5×0 São Luiz

GOLS: Cristaldo, aos 25 e 37; Aravena, aos 42; Monsalve, aos 80; e Braithwaite, aos 88

GRÊMIO (4-2-3-1): Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson (Gustavo Martins) e Viery; Dodi (Cuéllar) e Villasanti; Pavón (Edenílson), Cristaldo (Monsalve) e Aravena (Gabriel Mec); Braithwaite. Técnico: Gustavo Quinteros.

SÃO LUIZ (4-4-2): Gianezi; Muriel, Tallheimer, Bruno Jesus e Márcio Duarte (Henrique Ávila); Cleison Tetê, Anderson Recife (Garré), Luiz Henrique (Diego Gabriel) e Adailson; Maikon Aquino (Gabriel Pereira) e Marlon Martins (Da Silva). Técnico: Alessandro Telles.

  • DATA: 01/02/2025, 16h30min
  • LOCAL: Arena do Grêmio (Porto Alegre-RS)
  • PÚBLICO: 23.133
  • COMPETIÇÃO: Gauchão 2025 (4ª rodada) 
  • ARBITRAGEM: Lucas Horn, Mauricio Penna, Cassio Dornelles e Andressa Hartmann. VAR: Anderson Farias.

Imagens: Lucas Uebel / Grêmio FBPA – divulgação