O Campeonato Gaúcho mal começou, e já se encontra na metade da fase de grupos. No sábado, 1º de fevereiro, e domingo, 2 de fevereiro, a bola vai rolar para a quarta rodada da competição. No jogo que abre a rodada, o Grêmio recebe o São Luiz, na Arena, no sábado, às 16h30min. O Inter entra em campo no domingo, às 20h30min, recebendo o Avenida, no Beira Rio, no jogo que marca o encerramento da rodada.
Grêmio x São Luiz
Empolgado pelas duas vitórias consecutivas, o time, comandado por Gustavo Quinteros, deve contar com o retorno de algumas peças titulares, como João Pedro, Villasanti, Cristaldo e Braithwaite, que foram poupados contra o Monsoon. Já o zagueiro Rodrigo Ely, que se recuperou de lesão, também está disponível. Além disso, novidades podem pintar na equipe, como o goleiro Tiago Volpi, que está apto a estrear pelo Tricolor; e o meia Monsalve, que vem de boa atuação no último jogo.
Os desfalques ficam por conta do lateral Mayk, lesionado; e do atacante Nathan Fernandes, em compromisso com a Seleção Brasileira sub-20.
Já o São Luiz, vem de um bom começo de campeonato, com cinco pontos conquistados nos três primeiros jogos. Para este jogo, o Alvirrubro não terá o atacante Matheuzinho, suspenso. No último enfrentamento contra o Grêmio, a equipe de Ijuí levou a melhor, vencendo por 2 a 0 na final da Recopa Gaúcha de 2024.
O jogo será transmitido pelo Premiere e pela RBS TV.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO:
GRÊMIO (4-2-3-1): Gabriel Grando (Volpi); João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Viery; Dodi (Cuéllar) e Villasanti; Pavón, Cristaldo (Monsalve) e Aravena; Braithwaite. Técnico: Gustavo Quinteros.
SÃO LUIZ (4-4-2): Gianezi; Diego Gabriel, Tallheimer, Bruno Jesus e Márcio Duarte; Cleison Tetê, Anderson Recife, Garré e Adailson; Luiz Henrique e Marlon Martins. Técnico: Alessandro Telles.
Inter x Avenida
O Inter também vem de duas vitórias seguidas, e o técnico Roger Machado promete dar continuidade à sua filosofia, que é de usar força máxima na fase de grupos do Gauchão. Nathan e Carbonero, destaques na vitória contra o São José, podem pintar na equipe titular. Bruno Tabata, recuperado de lesão, deve ser relacionado pela primeira vez no ano.
Entre os desfalques, estão Bruno Gomes, Mercado e Gabriel Caravlho, com lesões de recuperação à longo prazo; Rochet, ainda lesionado; e Gustavo Prado e Ricardo Mathias, que estão com a Seleção Brasileira sub-20.
Já o Avenida, é o dono da pior campanha do Campeonato até então, com apenas um ponto somado em três jogos. Para este jogo, o clube não contará com o lateral John Lennon, com lesão muscular. Vitor Júnior, veterano meio-campista, com passagens por Corinthians, Botafogo e o próprio Inter, que revelou o jogador, deve estrear pelo Avenida contra o seu ex-clube.
O último jogo entre as duas equipes, foi em janeiro do ano passado, e o Inter venceu por 1 a 0, com gol de Wanderson. Nos últimos cinco confrontos, o colorado venceu quatro, a exceção fica por conta do empate em 1 a 1 no Gauchão 2023. A primeira, única e última vitória da equipe de Santa Cruz do Sul contra o Colorado, foi em 2012, um triunfo de virada, por 3 a 2.
Transmissão do Premiere.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO:
INTER (4-2-3-1): Anthoni; Braian Aguirre (Nathan), Victor Gabriel, Vitão e Bernabei; Fernando e Thiago Maia; Wanderson (Carbonero), Alan Patrick e Wesley; Rafael Borré. Técnico: Roger Machado.
AVENIDA (4-2-3-1): Rodrigo Mamá; Kevlin, Micael, Dadalt e David; Amaral e Gorgoroso; Tallyson, Laion (Vitor Júnior) e Matheus Martins; Michel. Técnico: Wiliam Campos.
Clássico CaJu
Na noite de sábado, 1º de fevereiro, o Estádio Centenário, em Caxias do Sul, será palco do primeiro Clássico CaJu do ano. Ambas as equipes vêm de vitória na última rodada, e voltam a se enfrentar após quase um ano.
O Grená, conta com diversos desfalques por lesão, entre eles: Thiago Coelho, Alan, Mantuan e Wendel. Além de outros nomes como Lucas Cunha, Tomas Bastos e Welder, que são dúvidas.
A boa vitória contra o Brasil-RS na última rodada, ajudou o técnico Luizinho Vieira a projetar um time titular ideal para a temporada. Vini Guedes e Pedro Cuiabá devem ganhar a titularidade no meio-campo, enquanto Kelvyn assume o lugar de Marcelo na lateral-esquerda.
Uma vitória em casa contra o maior rival pode colocar, parcialmente, o Caxias na liderança do grupo B. O Grená é o segundo colocado, com seis pontos, um atrás do líder, Internacional.
Já o Papo, teve um jogo dramático na última rodada. Dominou o Guarany, mas marcou o gol da vitória apenas no último minuto. Para o clássico, jogadores como Wilker Ángel, Daniel Giraldo e Giovanny, devem ter sequência no time titular. Ewerthon, poupado no último jogo, retorna à titularidade; Taliari, que se recupera de desconforto, também está disponível. O centroavante Gilberto, lesionado, segue fora.
O Ju lidera o grupo C do Gauchão, com seis pontos, um a frente do vice-líder São Luiz.
A partida, marcará um reencontro entre as equipes caxienses, que não se enfrentam desde 19 de fevereiro de 2024. Na ocasião, a partida, disputada no Alfredo Jaconi, terminou empatada em 1 a 1, gols de Gilberto (Juventude) e Gabriel Silva (Caxias).
PROVÁVEL ESCALAÇÃO:
CAXIAS (4-4-2): Matheus Emiliano; Thiago Ennes, Douglas, Alisson e Kelvyn; Vini Guedes, Pedro Cuiabá, Iago e Nicholas; Richard e Gustavo Nescau. Técnico: Luizinho Vieira.
JUVENTUDE (4-3-3): Gustavo; Ewerthon, Abner, Wilker Ángel e Felipinho (Alan Ruschel); Daniel Giraldo, Jádson e Gustavo Mandaca; Ênio, Giovanny (Taliari) e Erick Farias. Técnico: Fábio Matias.