Uma colisão envolvendo um caminhão do Corpo de Bombeiros e um automóvel Corolla resultou na morte de cinco pessoas na manhã do domingo, 26 de janeiro, na Rota do Sol, próximo ao município de Itati. O trânsito no local já foi totalmente liberado, e a pista passou por limpeza devido ao derramamento de óleo, mas a orientação é que motoristas mantenham atenção redobrada e reduzam a velocidade ao trafegar pela região.
O acidente
O choque ocorreu próximo aos túneis da estrada, quando, por motivos ainda desconhecidos, o Corolla, com placas de Caxias do Sul, colidiu frontalmente com a viatura de resgate dos bombeiros, que estava a caminho de um atendimento de trânsito como parte da Operação Rota do Sol. O impacto fez o caminhão capotar, ocasionando a morte de dois bombeiros militares: Audrei Alves Camargo, do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), e Juliano Baigorra Ribeiro, de 38 anos, que atuava no Pelotão de Bombeiro Militar de Bento Gonçalves.
No veículo Corolla estavam cinco ocupantes:
- Rosélia Fátima Klassen, 43 anos, condutora, que faleceu no local;
- Miguel Klassen Tomazi, 9 anos, também morto na colisão;
- Gabriel Vitorino Frezza, 22 anos, outra vítima fatal;
- Clara Klassen Tomazi, 16 anos, que foi socorrida em estado grave e encaminhada ao Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa.
Comoção em Bento Gonçalves
A morte do soldado Juliano Baigorra Ribeiro gerou uma onda de comoção em Bento Gonçalves, onde ele trabalhava desde 2019 e era reconhecido por sua dedicação ao trabalho e à comunidade. Baigorra desempenhou papel essencial em diversas ações comunitárias, como a retomada do projeto Bombeiro Mirim, que formou dezenas de crianças em primeiros socorros, disciplina e cidadania.
Além disso, ele se destacou em ações de solidariedade, como as campanhas de Natal voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade. Baigorra também era engajado na Associação Voz Azul, dedicada ao apoio a pessoas com espectro autista.
Ele deixa enlutados a esposa, Camila Baigorra, e três filhos. Para ajudar a família a custear os valores do velório e sepultamento, colegas e amigos estão promovendo uma vaquinha, com doações via PIX para a chave CPF 030.125.090-11 (Camila Baigorra).
Velório e sepultamento
A comunidade de Bento Gonçalves poderá prestar sua última homenagem a Juliano Baigorra a partir das 21h30min do domingo, 26 e segue até as 10h desta segunda feira, na sede do Corpo de Bombeiros, localizada na Avenida Osvaldo Aranha, no bairro Juventude da Enologia. O sepultamento será realizado nesta segunda-feira (27), às 11h, no Cemitério Municipal.