Entrega da obra ocorre um ano, três meses e 20 dias após o ínicio; prazo inicial de conclusão era de oito meses

Imagens: Augusto Arcari

No final da tarde desta quarta-feira, 11, a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves inaugurou, de forma oficial, o Complexo Viário na Zona Sul, obra que tem como objetivo desafogar o trânsito na região, substituindo as sinaleiras que haviam no local por uma rotatória. O evento contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Diogo Siqueira (PSDB); o vice Amarildo Lucatelli (PP); e a diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) Melissa Bertoletti Gauer; além de vereadores e secretários.

Durante a inauguração, o prefeito falou sobre a importância da obra, mas pediu a colaboração dos condutores de veículos. “Os motoristas também precisam ter consciência, cada cidadão tem os seus direitos e deveres. O trânsito aqui é muito pesado, envolve um grande fluxo de veículos, por isso, esta é uma obra muito importante, e temos de trabalhar juntos. Cada um tem de fazer a sua parte”, diz.

O Complexo 100% concluído

O evento de inauguração

Quem abriu os discursos foi a diretora do IPURB Melissa Bertoletti Gauer, que explicou os detalhes técnicos do que foi feito. “Realizamos um trabalho que envolveu drenagem, pavimentação, paisagismo, sinalização, etc. Além do deslocamento dos postes, que foi uma das etapas mais trabalhosas; e dos cuidados em relação à rede de gás, para que não houvesse nenhum vazamento. Foi uma obra de várias mãos, tendo em vista que a Corsan e outras empresas, como como a RGE, Sulgás, Aegea e Giordani Turismo, também estiveram envolvidas neste processo”, ressalta. Ela encerra a fala destacando. “É preciso coragem para colocar em prática uma obra deste porte, recebemos inúmeras críticas durante a realização, e hoje, o trabalho está entregue”, finaliza.

Representando a Câmara no evento, o vereador Edson Biasi (PP), seguiu as falas. Ele agradeceu à Prefeitura por atender as reivindicações dos moradores da Zona Sul. “Esta é uma região crucial para a cidade, especialmente pelas industrias presentes aqui, que contam com um volume massivo de pessoas empregadas.”, destaca. O edi também pediu uma atenção especial na rua Guilherme Fontanari, conexão entre os bairros Santo Antão e Santa Helena, e finalizou classificando a obra como uma conquista para a população de Bento Gonçalves.

Diretora do IPURB abriu os discursos

Vereador Edson Biasi “tirou o chapéu” para a obra

O terceiro a discursar foi o vice-prefeito Amarildo Lucatelli (PP), que falou de maneira breve. “Foi um trabalho que envolveu um grande número de mão de obra, incluindo a prefeitura, institutos e secretarias. É para isso que fomos eleitos, para prestar estes serviços à população de Bento”, declara.

Por fim, o prefeito Diogo Siqueira realizou o discurso final. “Não foi uma obra simples, o trânsito segue pesado, porém, o local está melhor do que antes, já que sequer havia uma preferencial aqui. E creio que, os resultados nos entregaram um complexo viário prático e eficaz, e essas obras tem de continuar”, explica. Ele também revelou que o foco da prefeitura nos próximos meses, será a construção de uma perimetral, que conectará a área industrial da cidade aos bairros Zatt e Ouro Verde.

O vice-prefeito Amarildo Lucatelli

O prefeito Diogo Siqueira

O prefeito encerrou o discurso destacando um dos “diferenciais” do local. “Além dos carros e pedestres, todos os dias, a Maria Fumaça, também passa por esse trecho, deixando toda a beleza do turismo dessa cidade e demonstrando que Bento tem todo o seu diferencial”, diz.

Logo após o fim da fala, por volta das 17h20min, ocorreu a inauguração simbólica do Complexo, em um momento estratégico, com a Maria Fumaça passando ao fundo.

Inauguração simbólica, com a Maria Fumaça ao fundo

A trajetória do Complexo Viário

A obra foi anunciada oficialmente em 21 de agosto de 2023, com prazo de entrega inicial para abril de 2024; posteriormente, a data de entrega passou para junho, e mais recentemente, para o último trimestre deste ano. Totalizando um atraso de cerca de oito meses em relação ao tempo estipulado inicialmente. De acordo com a prefeitura, os motivos dos atrasos se devem a problemas climáticos, que paralisaram os serviços, e também elevaram os gastos.

A estimativa inicial de custo da obra, em agosto de 2023, era de R$ 2.249.666,35. Porém, o valor acabou passando para R$ 2.568.047,36, um aumento de aproximadamente 14%. O prefeito revelou que também houveram outras despesas extras. “Fora os custos com as obras, também tivemos a desapropriação de um terreno, antes do inicio dos trabalhos. Antigamente aqui, havia uma loja de materiais de construção, cujo a estrutura teve de ser demolida para a realização dos serviços. Ou seja, se adicionarmos todo esse processo, os custos passam de R$ 5 milhões”, declara.

A loja citada, foi realocada, e atualmente se encontra operando no bairro Botafogo. Todo este trâmite foi feito em 2022, ainda antes do inicio das obras.

Em outubro de 2024, a reportagem do Semanário esteve nas proximidades do Complexo Viário, na época, a obra estava no estágio final, faltando a realização de serviços de paisagismo; e a revitalização das calçadas e do serviço de iluminação. Também houve conversas com moradores da região, que no geral, elogiaram as mudanças, porém, apontaram algumas críticas, entre elas, a troca das sinaleiras pela rotatória, a altura das muretas, a falta de consciência de alguns motoristas e a dificuldade para atravessar a rua em determinados pontos; demonstrando uma preocupação quanto ao fluxo de veículos, especialmente nos horários de pico.