As obras, que vão contemplar a entrada pela Zona Sul da cidade, têm data prevista para ficarem prontas no ano que vem. A promessa é desafogar o trânsito de seis bairros da região

Iniciadas em agosto de 2023, as obras do novo projeto viário da Zona Sul de Bento Gonçalves, na Rua Vitório Carraro, é o atendimento de uma das demandas mais reivindicadas pela comunidade de seis bairros: Santo Antão, Santa Helena, Verona, Santa Marta, São Rafael e Botafogo. O valor investido – previsto – é de R$ 2.249.666,35, repassados pelo governo federal por meio do Plano Anual de Contratações (PAC). do Ministério do Desenvolvimento Regional. A nova rotatória não prevê semáforos, contemplando a adaptação das seis ruas que se encontram naquele local, mais a linha de trens. A ideia é que seja facilitado o fluxo diário dos veículos, com mais segurança aos pedestres.

A diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento (Ipurb), Melissa Gauer, diz que 25% do trabalho já foi realizado, e que a prazo para conclusão é abril de 2024. “O projeto foi desenvolvido por vários profissionais do Ipurb. Contou com arquitetos e engenheiros do que, dentro das condições do local, decidiram que a melhor solução seria uma rotatória, já que além da linha férrea, que não pode ser alterada, a geometria e inclinação das ruas não possibilitava outra solução”, explica.

Ela destaca que tudo foi planejado com as outras empresas que fazem parte do complexo, como a RGE, Aegea/Corsan, Sulgás e Giordani Turismo. “Tudo foi pensado de forma estratégica para gerar o menor impacto possível, embora não seja possível evitá-los totalmente”, diz ela.
A assistente administrativa Alycia Milani, 43 anos, trabalha em uma empresa próxima do trecho, e comenta que são muitos os problemas que havia naquele ponto. “Ao meio-dia e à tardinha, são os piores horários. Quem quiser cruzar depende da boa vontade dos motoristas”, acrescenta. O fluxo de veículos pesados é intenso, o que dificulta ainda mais a relação entre motoristas e pedestres.

Neri Santos, motorista, 56, que já viu vários acidentes naquele ponto, lembra que os “congestionamentos existem há muitos anos. Até morte já aconteceu”. O motorista espera que mudança seja positiva para todos porque, como está, “tranca tudo. Nos horários de pico é um inferno. Espero realmente que melhore, que o trânsito possa fluir e que as intervenções que estão evitem os acidentes”, frisa.