Com a permanência do Juventude na elite, confirmada na noite de ontem, 4 de dezembro, todos os clubes gaúchos já sabem qual divisão do Campeonato Brasileiro irão disputar em 2025

Série A

Pela terceira vez, desde 2020, a elite do futebol brasileiro contará com três clubes gaúchos na disputa: Grêmio, Internacional e Juventude, essas que também são as equipes do estado com mais participações na Série A do Brasileirão.

Série B

Única divisão nacional que não contará com a presença de nenhum clube do estado em 2025, tendo em vista que o Ypiranga bateu na trave na disputa pelo acesso, e que os clubes da Série A que corriam risco de rebaixamento, se salvaram.

Série C

Contará com dois representantes gaúchos em 2025. O Caxias, que em 2024 conseguiu permanecer na terceira divisão, e em 2025, tem como objetivo projetado pela direção, o retorno à Série B do Brasileirão, a qual a equipe grená não disputa desde 2005.

O Ypiranga, de Erechim, também representará o Rio Grande do Sul na Série C em 2025. Nos últimos anos, em diversas ocasiões, inclusive em 2024, a equipe do norte do estado esteve muito próxima do acesso inédito para a Série B, mas bateu na trave em todas as ocasiões. O ano em que esteve mais perto da classificação, foi em 2020, quando estava garantindo a promoção até os minutos finais do segundo tempo. Porém, o gol do Londrina contra o Remo, aos 43 minutos, classificou a equipe paranaense ao invés do Ypiranga naquela ocasião.

Série D

Contará com quatro representantes do estado em 2025. O primeiro deles, é o São José, que desde 2019 estava na terceira divisão. Porém, acabou sendo rebaixado em 2024, e agora está de volta à Série D.

O segundo clube, é o Brasil de Pelotas, que esteve na Série B entre 2016 e 2021. Desde então, enfrenta um declínio que o levou à quarta divisão em 2022. Em 2024, a equipe foi eliminada da competição nas oitavas de final, após sofrer duas goleadas para o Brasiliense.

O São Luiz, de Ijuí, que em 2024 teve um ano quase todo vago, com as atividades do departamento profissional encerradas em março, está de volta à Série D do Brasileirão, competição a qual o Alvirrubro não disputava desde 2022.

Por fim, o Guarany de Bagé, pela primeira vez em seus quase 118 anos de existência, estará jogando uma divisão nacional em 2025, graças a grande campanha realizada no Gauchão de 2024, onde o Índio da Fronteira foi o 5º colocado, atrás apenas da dupla GreNal e da dupla CaJu.

Entre os clubes que disputarão o Gauchão em 2025, somente o Avenida, e os promovidos Monsoon e Pelotas, não terão uma divisão nacional para disputar no ano que vem.

Imagem da capa: Ricardo Duarte / SC Internacional