Nos últimos dias, circulam nas redes sociais informações sobre supostas alterações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que entrariam em vigor a partir de janeiro de 2025. A mensagem, que tem gerado confusão entre motoristas, alega que novas categorias para veículos com câmbio automático seriam criadas, mas as autoridades esclarecem que essa informação é falsa.
A confusão está relacionada ao Projeto de Lei nº 7.746/2017, que propõe a criação de categorias específicas para motoristas que conduzem veículos com câmbio automático. No entanto, é importante destacar que o projeto ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados e, mesmo que venha a ser aprovado, precisaria passar por uma sanção presidencial para se tornar lei.
Portanto, não há previsão de mudanças na CNH para janeiro de 2025. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Ministério da Infraestrutura reforçam que, até o momento, a legislação vigente continua em vigor e não haverá alterações no processo de habilitação ou nas categorias de CNH nos próximos meses.
Se você receber mensagens semelhantes, com a informação de que a CNH passará a ter novas categorias ou regras a partir de janeiro de 2025, pode ignorar. Trata-se de uma notícia falsa, e não há qualquer mudança programada para a data mencionada. As autoridades de trânsito orientam que, em caso de dúvidas, os motoristas consultem fontes oficiais, como o site do Denatran, para obter informações precisas e atualizadas sobre a legislação de trânsito.