A revitalização da cúpula do Santuário de Caravaggio, um dos maiores símbolos religiosos da região, está em seus momentos finais, com a previsão de inauguração marcada para o dia 12 de dezembro. O reitor do santuário, padre Ricardo Fontana, celebrou a conclusão das etapas principais da obra, incluindo a retirada dos andaimes, iniciada no dia 19 de novembro de 2023, e que deverá ser finalizada nos próximos dias.

O trabalho de restauração e revitalização foi intensivo, com um foco especial na estrutura da cúpula, que, agora, se destaca com novos acabamentos e reforços. Padre Ricardo explicou que, após a retirada dos andaimes, o próximo passo será realizar o acabamento na base onde estão os “rufões” – os anéis que sustentavam a estrutura dos andaimes e ajudaram a manter o equilíbrio e a fixação da cúpula durante a obra. Esse processo terá início na próxima terça-feira, 26 de novembro.

O reitor também ressaltou que, embora a obra já estivesse programada para ser concluída antes, as condições climáticas adversas que afetaram o estado em maio deste ano atrasaram o cronograma. No entanto, ele fez questão de elogiar o trabalho dos profissionais envolvidos, que, segundo ele, fizeram um excelente trabalho para garantir a qualidade e a beleza da nova cúpula.

Outro destaque da revitalização é o revestimento da cruz, localizada no topo da cúpula. O novo revestimento, feito em aço dourado, conferiu à cruz um brilho especial, refletido pela luz solar. A aparência da cruz agora é ainda mais imponente e visível para os fiéis e visitantes.

Foto: Luís Carlos Muller / Rádio Spaço FM