A Secretaria de Educação da cidade dá um passo importante na promoção de iniciativas que transformam o ensino-aprendizagem com a realização da 1ª Maratona do Conhecimento. O evento ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro, no Farina Park Hotel, e reunirá 80 alunos do 4º ao 9º ano de 11 escolas da rede pública de ensino.
Com um formato imersivo e estilo de gincana, a Maratona do Conhecimento propõe desafios que envolvem atividades físicas, convivência, raciocínio lógico, adivinhação, além de temas como Educação Financeira, Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Essa diversidade de propostas visa testar e ampliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do ano letivo.
A iniciativa faz parte do trabalho desenvolvido na Sala de Proficiência, que desde o segundo semestre de 2023 tem potencializado o aprendizado dos alunos por meio de oficinas de Matemática, Língua Portuguesa, Música, Criatividade e preparação para a OBMEP. Os alunos participam do espaço por interesse próprio ou indicação das escolas, refletindo um compromisso em aprimorar suas habilidades.
Isadora Knebel Marini, aluna do 8º ano da EMEF Anselmo Luigi Piccoli, compartilha suas expectativas. “A Maratona do Conhecimento vai ser um momento que vai contribuir muito para o meu aprendizado e de muito proveito. Já participei de outros eventos, mas eram voltados para palestras”, observa. Seu colega, Murilo Gandini Passarin, também do 8º ano, expressa entusiasmo. “Vai ser bem legal porque vai ter muitas atividades como física, matemática e línguas. Acho que vai ser uma ótima oportunidade de aprender mais”, revela.
Luís César Minozzo, co-organizador do evento, destaca a relevância da Maratona. “É o esforço empreendido tanto de professores quanto de alunos em colocar em prática todo o conhecimento aprendido ao longo do ano. Queremos mostrar para a sociedade que esses alunos têm potencial e que é preciso investir neles, pois eles estarão no mercado de trabalho no futuro”, garante.
A professora Fabiele Favero, que leciona Português na EMEF Lóris Pasquali Reali e atua na Sala de Proficiência, enfatiza que o evento foi planejado para que os alunos se sintam protagonistas. “Queremos que eles saiam maravilhados e encantados, mostrando todo o seu conhecimento com transformações, independência, criatividade e autonomia”, afirma.
A Maratona do Conhecimento conta com o patrocínio de diversas empresas e instituições, incluindo Tecnovin, Instituto Brasil Solidário, Sicoob, e apoio do IFRS e do Farina Park Hotel.