Em sua segunda final, a equipe bento-gonçalvense mostrou garra, mas foi derrotada pelo Jacareí Rugby por 26 a 15, repetindo o resultado de 2017
O Farrapos, conquistou o vice-campeonato no Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, após enfrentar o Jacareí Rugby na grande final. Em um duelo intenso realizado no sábado, 12, o time bento-gonçalvense lutou, mas acabou derrotado pelo placar de 26 a 15. Esta é a segunda vez que o Farrapos fica com o segundo lugar na competição, repetindo o confronto de 2017, quando também enfrentou o Jacareí na decisão.
O Farrapos chegou à final após uma vitória sobre o Pasteur, de São Paulo, em jogo adiado da fase de classificação, o que deu pouco tempo para recuperação e preparação para a final. Além disso, o longo deslocamento até o Vale do Paraíba, em São Paulo, representou mais um desafio para a equipe, que mesmo assim se manteve competitiva até o apito final.
A partida
O jogo começou de forma intensa, com o Jacareí abrindo o placar logo no início com um try de Felipe “Locão”, mostrando a força do pack paulista. O Alviverde não demorou a reagir, e Guilherme Coghetto marcou um try após uma bela jogada da linha gaúcha, que contou com participação de Javi e Duda, servindo o ponta da equipe.
Com a posse de bola e domínio territorial, o Jacareí voltou a marcar antes do intervalo, novamente com Felipe “Locão”, em um maul devastador após uma jogada de lateral. O primeiro tempo terminou com 14 a 7 para os donos da casa.
Na segunda etapa, o Farrapos conseguiu diminuir a diferença com um penal convertido por Facundo. No entanto, o Jacareí foi eficiente ao entrar na área de ataque, e o abertura Nicolas marcou mais um try para os paulistas. Com o placar em 21 a 10, o time da casa parecia se encaminhar para uma vitória tranquila, mas os gaúchos reagiram logo após o reinício, com Jonas “Grego” aproveitando um erro na recepção dos adversários e cravando o segundo try para o Farrapos, deixando o jogo em 21 a 15.
A partida seguiu acirrada até os 63 minutos, quando Brayan “Calleb”, do Jacareí, marcou o quarto try do jogo, após um chute de Nicolas para a ponta. Mesmo com pressão nos minutos finais, o Farrapos não conseguiu reverter o placar e viu os paulistas conquistarem o segundo título da história do clube.
Para Leo, capitão do Farrapos, o desempenho da equipe gaúcha foi motivo de orgulho. “Infelizmente não conseguimos a vitória e sabíamos que era difícil vencer em Jacareí. É um time muito ágil. Mas a certeza é que não faltou garra e coração do nosso lado”, destaca.
Fim de campeonato
O Super 12 2024 encerrou com o Jacareí (SP) como campeão, seguido pelo Farrapos (RS) como vice, e SPAC (SP), Pasteur (SP), Poli (SP) e Joaca (SC) completando o top seis. Já o Piracicaba (SP) foi rebaixado, e o time promovido para 2025 é o Engenharia/Leões.