Além da eliminação, o Alviazul também possui chances reais de rebaixamento. A equipe de Bento depende apenas de si para se manter na elite: uma vitória contra o Caxias na última rodada já garante a permanência.
A fase difícil do Esportivo no Gauchão sub-20 continua. Após demonstrar uma melhora de desempenho nos jogos contra o Brasil de Farroupilha e o Ypiranga, o clube voltou a tropeçar. Na semana passada, uma derrota em casa para o Gramadense, pelo placar de 3-1, praticamente selou a eliminação. Ontem, 1° de outubro, o revés contra a APAFUT acabou com as chances matemáticas de classificação do Alviazul.
O time de Bento jogou como visitante no Campo da Fundação Marcopolo, em Caxias do Sul, onde enfrentou a APAFUT, então 4° colocada na classificação. Logo no primeiro tempo, o atacante Juan abriu o placar para o Tricolor da Serra. A equipe de Bento não teve forças para buscar uma reação, e o placar permaneceu inalterado, final de jogo: APAFUT 1-0 Esportivo.
Com a derrota, o Esportivo está oficialmente eliminado da competição. Por outro lado, a APAFUT confirmou sua vaga nas quartas de final, juntando-se a Juventude e São Luiz. Gramadense e Ypiranga disputam a última vaga.
No outro grupo, todos os classificados já estão definidos: Internacional, São José, Grêmio e Futebol Com Vida*.
Na rodada final, a equipe Bento-Gonçalvense recebe o já eliminado Caxias na Montanha dos Vinhedos, no sábado, 5 de outubro, fazendo o famoso “Clássico da Polenta”. O Real enfrentará o Novo Hamburgo no Estádio do Vale e o Aimoré receberá o Grêmio no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.
A briga do Alviazul contra o descenso tem como concorrentes Real e Aimoré, duas equipes do outro cruzamento, já que o regulamento da FGF prevê a queda das duas piores campanhas na classificação geral. O Esportivo chega para a rodada final com dois pontos somados, enquanto os adversários somaram apenas um ponto.
Veja os cenários para o Esportivo escapar do rebaixamento:
- Esportivo vence: escapa independentemente dos resultados dos adversários.
- Esportivo empata: Real e Aimoré não podem vencer seus jogos.
- Esportivo perde: Real e Aimoré precisam perder seus confrontos.
Mesmo dependendo apenas de si, a última rodada promete grandes emoções para o torcedor alviazul. Nos últimos 12 meses, Esportivo e Caxias, pela categoria sub-20, se enfrentaram em quatro ocasiões: duas pela Recopa Dal Ponte e duas pela Liga Serrana. Foram duas vitórias para cada lado.
Confira o retrospecto recente:
- Recopa Dal Ponte – fase de grupos (28/10/2023)
Caxias 0x1 Esportivo
Gol: Anderson
- Recopa Dal Ponte – final (15/12/2023)
Esportivo 1×0 Caxias
Gol: Caio Drehmer
- Liga Serrana – quartas de final – ida (18/07/2024)
Caxias 5×0 Esportivo
Gols: Carlos, Matheus Luz, Ghilardi, Bortolas e Lazari
- Liga Serrana – quartas de final – volta (23/07/2024)
Esportivo 0x1 Caxias
Gol: Ghilardi
*Apesar do Novo Hamburgo ainda ter chances matemáticas, elas são praticamente nulas, já que o Nóia, para se classificar, teria de vencer o Real por pelo menos oito gols de diferença. Assim, o Futebol Com Vida está virtualmente classificado.
Classificação momentânea
*Monsoon desistiu da competição e automaticamente foi rebaixado
Jogos da rodada final da fase de grupos
Sexta, 4 de outubro, 15h
- Brasil de Farroupilha x Juventude (Estádio das Castanheiras, Farroupilha)
Sábado, 5 de outubro, 15h
- Gramadense x APAFUT (Campo da Linha Brasil, Nova Petrópolis)
- Esportivo x Caxias (Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves)
- São Luiz x Ypiranga (Estádio 19 de Outubro, Ijuí)
- Aimoré x Grêmio (Estádio Cristo Rei, São Leopoldo)
- Novo Hamburgo x Real SC (Estádio do Vale, Novo Hamburgo)
- São José x Internacional (Passo D’Areia, Porto Alegre)
***Datas, locais e horários das partidas sujeitos à alterações.
Imagens e artes: Augusto Arcari