O escritor Eliandro Rocha foi escolhido como o patrono da 39ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. Nascido em um ambiente onde os livros eram ausentes, ele compartilha que sua infância foi marcada pela descoberta da literatura na escola. “Sou o sétimo filho de um pai analfabeto e uma mãe semi alfabetizada. Não havia dinheiro para livros e o hábito da leitura não existia em casa. Foi na escola que tudo mudou”, conta Rocha, relembrando o momento em que descobriu a biblioteca escolar e seu amor pela leitura.

Com vários lançamentos para o público infantil, Rocha tem expectativas positivas para a 39ª Feira do Livro

Com uma formação em Marketing e Criação Literária, o escritor soube combinar o conhecimento estratégico do mercado com sua paixão pela escrita, o que lhe permitiu publicar 13 livros, com foco principal no público infantil. A inspiração para escrever para crianças surgiu durante seu trabalho como contador de histórias em uma biblioteca escolar. “Foi neste período que nasceu a vontade de escrever”, revela.

Duas de suas obras mais destacadas são “A Ponte” e “Roupa de Brincar”, que, segundo ele, abordam temas relevantes como a construção da amizade e a perda, respectivamente. “Todos meus livros buscam provocar o diálogo sobre algum tema ou mazela da sociedade que precisa de atenção”, diz o escritor.
Sobre o título de patrono da Feira do Livro, Rocha expressa seu entusiasmo e afeto pela cidade: “Ser o Patrono desta Feira tão importante me enche de amor e esperança”, conta. Ele reforça que suas expectativas para o evento são de que o livro seja o personagem principal dessa grande celebração literária.

Além de sua carreira literária, Rocha se envolve ativamente em causas sociais, como a arrecadação de livros para escolas afetadas por enchentes. “Ler é um direito de todos, não uma obrigação”, afirma, destacando a importância de garantir o acesso à literatura, especialmente para comunidades carentes.
Sobre o futuro, o escritor deseja continuar levando suas histórias para outros países, como já fez na China, Coreia do Sul, Malta e Argentina. Para novos autores que desejam escrever para o público infantil, ele deixa um conselho: “Sejam criativos, encantadores e procurem a diversidade em seus personagens para que todas as crianças encontrem a representatividade na literatura infantil brasileira”, destaca.

A 39ª Feira do Livro de Bento Gonçalves acontece de 9 a 20 de outubro de 2024 na Via del Vino, com o tema “Histórias que Todos Contam”. A feira traz como escritor homenageado Ismael Sebben, autor local conhecido por suas obras que misturam o real e o fantástico. A feira, organizada pela Prefeitura de Bento Gonçalves em parceria com diversas entidades, é uma grande celebração da literatura, contando com a participação de autores regionais e nacionais.