O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciaram mudanças no trânsito da BR-470/RS, entre os quilômetros 185 (Belvedere do Espigão, Veranópolis) e 202 (Cainelli, Bento Gonçalves). Nos dias 20, 21 e 22 de setembro, o fluxo de veículos será controlado das 7h às 18h, com o sistema “pare e siga” em operação ao longo da Serra.
Essas alterações têm como objetivo facilitar as obras em andamento na rodovia, que é uma importante via de ligação entre diferentes regiões do estado. Durante esses três dias, não haverá comboios, exceto em caso de chuva, quando o sistema de comboio será reinstaurado para garantir a segurança dos motoristas.
Os veículos permitidos a transitar pelo local incluem automóveis, vans, ônibus, caminhões toco, truck, bitruck, e veículos com combinação Cavalo-Trator + Semi-Reboque, desde que atendam aos limites de 19,80 metros de comprimento e 45 toneladas de Peso Bruto Total.
Entretanto, a passagem de veículos que exigem Autorização Especial de Trânsito (AET) continua vedada. Isso inclui aqueles com dimensões superiores a 19,80 metros de comprimento, 2,60 metros de largura ou 4,40 metros de altura, bem como combinações de veículos de carga (CVC), transporte de veículos (CTV), e transporte de cargas paletizadas (CTVP), como cegonhas e pranchas.
As autoridades reforçam a importância do respeito às novas regras de trânsito e pedem compreensão aos motoristas, que devem planejar suas viagens com antecedência, levando em consideração as possíveis alterações no fluxo de veículos.
Foto: Reprodução