O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta climatológico destacando o risco de tempestades intensas, com possibilidade de vento forte e queda de granizo, para diversas regiões do Rio Grande do Sul. O aviso, que possui grau de severidade laranja — o segundo na escala do órgão — entrará em vigor nesta quinta-feira, 19, às 8h, e se estenderá até as 10h de sexta-feira, 20.
As áreas mais afetadas incluem a Campanha, Fronteira Oeste, Região Central, Noroeste e Sul do estado. Cidades como Bagé e Uruguaiana estão na mira das tempestades, onde se esperam acumulados de 50mm e 30mm de chuva, representando 35% e 23% da média histórica prevista para setembro, respectivamente. Em Porto Alegre, a previsão é de 10mm, que equivale a 6% da média para o mês.
Enquanto isso, em Bento Gonçalves, o dia começou ensolarado, mas nuvens começaram a surgir. A expectativa é de tempo firme na cidade, com temperaturas variando entre 12ºC e 24ºC, sem previsão de chuvas fortes.
A Defesa Civil de Porto Alegre também emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas intensas e rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h. Segundo a Sala de Situação do Estado, a frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul pode trazer volumes de chuva que chegam a 35mm durante o período do alerta.
O governador Eduardo Leite, em um vídeo divulgado em suas redes sociais na noite de quarta-feira, 18, fez um chamado à população, alertando sobre a possibilidade de “chuva forte, com potencial de granizo, e ventos muito fortes” nas próximas horas.
Foto: Reprodução